Ushuaia: o ‘Fim do Mundo’ é lindo!

05/09/2013 08:00 Atualizado: 06/03/2018 16:15
Trilha Hito do Parque Nacional Terra do Fogo
Trilha Hito do Parque Nacional Terra do Fogo (Katia Santos/Epoch Times)

Calma! Acho que estamos falando de coisas diferentes, vamos esclarecer. Eu estive na cidade de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, a Cidade do ‘Fim do Mundo’ e amei!

Não sei ao certo em que momento surgiu em meus pensamentos a ideia de fazer uma grande aventura e ir buscar o frio e a neve. Mas a cidade de Ushuaia apareceu em meus pensamentos e se tornou o destino certo da nossa primeira viagem internacional.

Então começamos a sonhar em chegar ao fim do mundo, a aproximadamente 3.000 km ao sul de Buenos Aires, totalizando quase 5.000 km desde São Paulo.

Foram meses de preparação e pesquisa para tentar conhecer um poquinho desse nosso destino tão longínquo. Sites de mochileiros foram a grande fonte de informações, roteiros, distâncias, clima, atividades e tudo mais.

Decidimos quantos dias ficaríamos por lá, fizemos as contas de quanto dinheiro gastaríamos, compramos as passagens e fomos em busca de roupas de inverno e artigos para nossa viagem.

No grande dia, tive frio na barriga e uma emoção que tomou conta de mim já no embarque internacional do aeroporto de Guarulhos. É dura a tarefa de transformar em palavras as sensações e as emoções de visualizar já no extremo sul da América, da janela do avião, aquelas montanhas gigantescas, cheias de neve no topo, envoltas as nuvens brancas, em um clima de “O Senhor dos Anéis”.

Saímos do pequeno aeroporto de Ushuaia e o vento frio pela primeira vez tocou nossos rostos e, neste momento, foi amor à primeira vista, ou melhor, ao primeiro vento frio!

No aeroporto já avistamos um senhor com uma plaquinha com nossos nomes, o Albergue mandou um táxi nos buscar. Que organização e simpatia! Chegamos no albergue, uns cinco minutos depois, e mais uma vez a simpatia dos atendentes nos conquistou. “Chicas” eram muito atenciosas e animadas porque éramos do Brasil! Fomos para o nosso quarto, simples, mas com uma janela de vidro enorme de tirar o fôlego. De lá dava para ver as montanhas da Isla Navarino, Chil. O lindo, enorme e azul Canal Beagle e toda a cidade de cima.

Guardamos nossas malas e já saímos para a rua, pegamos um mapa com as meninas no hostel e fomos buscar algo para comer e, claro, que compramos empanadas.

As empanadas da Pizzaria do Dieguito eram um sonho! Imaginem cestos e cestos de empanadas assadas em uma prateleira e com sabores variados? Tenho até hoje o cardápio guardado. Comemos e fomos passear pela beira mar. O vento era frio, uma garoa fina e gelada e havia neve pela calçada. Isso já foi suficiente para deixar o nariz vermelho e as bochechas duras, as mãos tremendo e o coração feliz da vida! Mas estávamos equipados com roupas impermeáveis e tudo foi perfeito.

No outro dia, o despertador tocou cedinho, ainda estava escuro, pois o sol aparece lá pelas nove da manhã, tomamos café e doce de leite espalhado no pão, claro.

O primeiro passeio foi navegar. Pegamos um barco no porto, que fica a uns cinco minutos do albergue, e fomos navegar pelo Canal Beagle. O vento na saída estava muito forte e fez que o grande Catamaran sacodisse bastante. Que aventura!

Três horas de viagem, parando bem pertinho das pequeninas ilhas cheias de leões marinhos, focas, lobos do mar e cormoranes. Sem palavras para descrever!

Os pinguins já haviam partido, então não vimos nenhum. Mas isso é um mero detalhe. Voltamos para a terra firme, já como marinheiros, com certificado de navegação e os olhos transbordando de tantas belas paisagens.

No dia seguinte fomos subir uma pequena montanha, nas costas da cidade, 15 minutos de táxi e chegamos aos pés do Cerro Martial. Dizem que é um passeio bobo, mas não é verdade. Você pode subir a montanha de teleférico (as aerosillas), ou caminhando. Fomos das duas maneiras em ocasiões diferentes. Recomendo as cadeirinhas. Que passeio gostoso, ver a neve caindo no seu nariz. Não tem preço! Chegando lá em cima, você pode caminhar no chão fofo e branco, fazer uma guerra de bolas de neve, deitar no chão e fazer o famoso ‘anjinho’ e, quem sabe, se animar e fazer um boneco de neve!

As fotos ficarão lindas de qualquer ângulo e com qualquer câmera. Se conseguir, sente-se um pouco no chão e aprecie a vista da cidade de Ushuaia, bem pequenininha lá em baixo.

A noite, bate papo no albergue, fazendo amigos de todos os cantos do mundo. Na hora de dormir, sono tranquilo vendo a neve cair pela janela e a pequena cidade iluminada na beira do mar.

Você tem tantas opções de atividades que tem que fazer uma super organização, mas você pode deixar de fazer qualquer passeio, menos ir ao Parque Nacional Terra do Fogo. Esse é imperdível! Compramos o bilhete da van no próprio albergue na noite anterior. Fomos a um mercadinho e compramos pães, frios, chocolate, alfajor e preparamos nosso lanche do dia seguinte. Essa, sem dúvida, é definitivamente a cidade dos piqueniques mais lindos da sua vida!

Acordamos de manhã, mochilas prontas e o ‘transfer’ chegou para nos buscar. Uns 30 minutos de viagem e chegamos à portaria do parque. De lá tivemos que trocar de van, e pegamos outra que tinha correntes para neve nos pneus. Entramos no parque e fizemos a primeira trilha, é a trilha costeira, 4 a 5 horas de caminhada por um caminho autoguiado, de natureza abundante, silêncio profundo e uma paz incrível.  O lugar é tão especial e tão lindo, que voltamos no parque por mais duas vezes e fizemos a trilha até o fim da estrada nacional (ruta nº 3) na Bahia Lapataia. Fizemos também outra trilha que se chama Hito XXIV. Linda e com montanhas enormes cobertas de neve no topo, que lhe acompanham do outro lado do lago durante toda a trilha. Todas são autoguiadas, com estacas coloridas mostrando o caminho.

E se você acha que acabou, está enganado. Esta cidade é tão incrível que se você passar duas semanas, ainda terá coisas para fazer e lugares lindos para visitar.

Fomos conhecer a laguna escondida, o passo Garibaldi, o lago Fagnano, que mais parece um mar do que um lago, pois o vento sopra tão forte que o lago se agita e tem ondas. Fizemos fogueira no meio do bosque e tomamos chocolate quente ao redor dela, andamos de 4×4 em um dia de pura aventura e rali.

Por isso eu digo a todos, o Fim do Mundo, ou melhor, a cidade do Fim do Mundo é puro encanto. Não espere um lugar sofisticado: a simplicidade impera, junto com a doçura, a simpatia dos ‘fueguinos’ e a natureza esplêndida de tirar o fôlego.

Ushuaia tem turismo o ano todo. Verão com temperaturas amenas e médias de 16 ºC, uma primavera florida, cheia de cores e mais fria, o outono com as folhas das árvores coloridas de vermelhos, laranjas e marrons já com um pouco de neve e dias de chuva e o inverno. O inverno, lindo, branquinho e coberto de neve como os cartões postais de natal.

Vista da cidade de Ushuaia do Cero Martial
Vista da cidade de Ushuaia do Cero Martial (Katia Santos/Epoch Times)
Empanadas do Dieguito
Empanadas do Dieguito (Katia Santos/Epoch Times)