Oásis egípcios proporcionam paisagens maravilhosas

05/09/2013 21:10 Atualizado: 06/03/2018 16:14
É importante frisar que este tipo de viagem é melhor ser feita no inverno e preferencialmente durante um clima político mais calmo
Vista do Oásis Bahariya, Egito
Vista do Oásis Bahariya, Egito (Cortesia/Michael Hoefner)

Além dos locais turísticos habituais como o Cairo, Luxor, Aswan e Alexandria, o Egito tem muito mais a oferecer. Os oásis ocidentais prometem paisagens que deixam qualquer um sem fôlego, locais históricos muito interessantes e fontes refrescantes em mananciais de águas frias e também quentes assim como os encontros com os moradores locais, os quais são muito gentis e acolhedores.

É importante frisar que este tipo de viagem é melhor ser feita no inverno e preferencialmente durante um período de clima político calmo. Claro, se você estiver no Egito e dispuser de algum tempo a mais, assim como interesse pela natureza, recomendo enfaticamente uma viagem ao deserto ocidental.

Deserto e mais

O Deserto que cobre dois terços das paisagens egípcias começa no Mar Mediterrâneo e se estende por uma área de 700 Km2,  alcançando a fronteira com o Sudão. Se estiver imaginando um Oásis com uma ilha e palmeiras e um lago de águas cristalinas no meio do deserto, se surpreenderá.

Oásis no Egito
Oásis no Egito (Patrick Kovarik/AFP/Getty Images)

O oásis egípcio também chamado de “o novo vale” pelos moradores locais, é na verdade uma série de pequenas cidades espalhadas por uma grande faixa de areia e deserto.  Desde o início optamos por evitar o Oásis Fayoum, o qual está localizado mais próximo do Cairo, então compramos bilhetes de ônibus para o Oásis Bahariya. Pagamos cerca de 4,5 euros ou 35 libras egípcias por pessoa.

A viagem durou cerca de cinco horas. O ônibus passa por contínuas dunas de areia amarela do deserto, há algumas paradas em cafeterias situadas estrategicamente no meio do deserto. Quando chegamos na cidade principal do Oásis Bahariya já era por volta das 13:00 horas e dezenas de comerciantes nos rodearam gritando as várias ofertas de preços referentes a hotéis locais e safáris.

Imediatamente perguntei a eles quem me oferecia um hotel por 6,5 euros ou 50 libras egípcias. Então encontramos uma oferta que nos agradava e também combinamos o preço do safári por 25 euros. Mais tarde descobrimos que um hotel em Bahariya custa em média 6,5 euros além de 3,2 euros  por café da manhã  e 4,5 euros para as refeições.

É importante levar em conta que podem ocorrer apagões periódicos, eles acontecem quase que regularmente naquela área.  Tenha um estoque de água engarrafada, pois a água é trazida através de bombas que funcionam por energia elétrica. Quando combinarem os preços para um tour  ou outras atividades, estejam alertas, pois é quase certo que pedirão mais dinheiro no final da excursão. Converse com calma, mas seja firme para defender sua posição e insistir em pagar o valor combinado.

Se planejar fazer uma viagem noturna, um safári noturno em um veículo 4X4, custa no mínimo 104 euros e o custo poder ser dividido em quatro ocupantes. A maioria dos hotéis oferecem quartos confortáveis e completamente equipados com ar condicionado e mosquiteiros.  À noite não há muito o que se fazer.

Claro, você pode se sentar relaxar em uma cafeteria, fumar um narguilé (cachimbo de água), beber um café  e ficar ouvindo uma música local. Também pode passear entre as tendas que oferecem principalmente prendas de roupas simples, brinquedos de plásticos e suprimentos. Os moradores parecem viver para dois setores, o turismo e a agricultura (goiabas, azeitonas e damascos).

No dia seguinte fomos às tumbas ancestrais, a um museu local e ao templo de Alexandre Magno. Passamos a tarde visitando uma montanha (curiosamente na forma de uma pequena pirâmide), ali perto havia um lago de sal e uma antiga casa inglesa localizada em cima de uma colina; era o lugar perfeito para ver o entardecer.

É quase que obrigatório parar no Oásis Farafra, mesmo que seja muito mais caro passar a noite lá. No entanto, pode-se ir facilmente dali ao Deserto Branco. Bom, nós passamos a noite em Bahariya e no dia seguinte fomos a um safári de dois dias pelos Desertos Branco e Negro.