Vacinas de mRNA contra COVID-19 reduzem uma das principais bactérias benéficas e a biodiversidade intestinal: pesquisa

Alguns dados não publicados revelaram que os níveis de bifidobactérias são insignificantes em pessoas vacinadas.

Por Marina Zhang
26/10/2023 16:13 Atualizado: 26/10/2023 16:13

A pesquisa mostrou que as vacinas de mRNA contra a COVID-19 reduzem as bactérias pertencentes ao gênero Bifidobacterium, uma bactéria intestinal comum e benéfica. A vacinação contra a COVID também está relacionada à redução da biodiversidade intestinal.

Trabalhos realizados pela gastroenterologista, Dra. Sabine Hazan, CEO da ProgenaBiome, um laboratório de pesquisa genômica do microbioma, descobriram que, após a vacinação contra a COVID-19, os níveis de Bifidobacterium nas pessoas podem cair até 90%. Alguns de seus dados não publicados encontraram níveis de Bifidobacterium negligenciáveis em pessoas vacinadas.

As Bifidobactérias estão entre os primeiros micróbios a colonizar o trato gastrointestinal de um bebê à medida que ele passa pelo canal de nascimento da mãe. Acredita-se que exerçam efeitos positivos na saúde de seus hospedeiros.

As Bifidobactérias interagem com o sistema imunológico, e sua presença está ligada a uma imunidade aprimorada contra patógenos e câncer.

Trabalhos anteriores da Dra. Hazan com pacientes hospitalizados com COVID-19 mostraram que pacientes com COVID-19 grave tendem a ter níveis nulos ou baixos de Bifidobactérias, enquanto aqueles com maiores quantidades de Bifidobactérias tendiam a desenvolver infecções assintomáticas.

Em sua pesquisa, ela encontrou um par de irmãos inscritos nos ensaios clínicos da vacina COVID-19.

“Um irmão recebeu o placebo e o outro recebeu a vacina. A irmã que recebeu a vacina teve problemas … e ela não tem Bifidobactérias. Seu irmão, que recebeu o placebo e não teve problemas, tem essa Bifidobactéria”, disse ela ao The Epoch Times.

A importância das bifidobactérias

A perda de Bifidobactérias foi descoberta ao comparar a diversidade do microbioma antes e depois da vacinação. Geralmente, a perda é transitória, embora possa persistir por mais de nove meses em casos mais extremos.

Também existem casos raros em que a população de Bifidobactérias dos pacientes aumenta. A Dra. Hazan mencionou um caso em que a população de Bifidobactérias de um paciente mais do que dobrou um mês após a vacinação. No entanto, seis a nove meses após a vacinação, o número de Bifidobactérias do paciente caiu para zero.

A Dra. Hazan afirmou que não se sabe por que os níveis de Bifidobactérias de algumas pessoas aumentam após a vacinação.

As Bifidobactérias são um probiótico comum, e é bem estabelecido que os seres humanos podem consumi-las para melhorar a saúde intestinal. De fato, produtos contendo Bifidobactérias representam uma parcela significativa do mercado de probióticos, movimentando trilhões de dólares.

A ausência de micróbios de Bifidobactérias está relacionada a doenças crônicas, incluindo diabetes, câncer e doenças autoimunes. Alguns estudos demonstraram que a administração de probióticos de Bifidobactérias pode ajudar a melhorar as condições diabéticas e auxiliar na luta contra o câncer.

Perda de outros micróbios após a vacinação

Alguns pacientes podem ter outros microbiomas ausentes após a vacinação, e tentar rastrear quais micróbios o paciente poderia ter tido antes da vacinação envolve um trabalho forense difícil, de acordo com a Dra. Hazan.

Um estudo realizado por pesquisadores de Hong Kong descobriu que a administração da vacina contra COVID-19 de mRNA estava diretamente ligada à redução da biodiversidade intestinal, resultando na perda de pelo menos 10 micróbios diferentes. Embora algumas pessoas vacinadas tenham visto um aumento em certas bactérias, a vacinação reduziu a diversidade geral do microbioma.

Os autores também observaram que os riscos de reações adversas comuns, como febre, dor de cabeça, dor no local da injeção, etc., também podem estar relacionados às bactérias no intestino. Por exemplo, pacientes com alta concentração de Bifidobactérias tendiam a ser menos propensos a desenvolver reações adversas à vacina.

Um microbioma intestinal com baixa biodiversidade está associado à má saúde e ao envelhecimento. Após o nascimento, os bebês desenvolvem um microbioma intestinal altamente diverso. À medida que envelhecem, perdem essa diversidade à medida que desenvolvem doenças, tomam antibióticos e medicamentos, se alimentam de forma não saudável, dormem menos, etc.

As Bifidobactérias podem compor até 95% do microbioma intestinal do bebê durante a infância. Isso diminui e se estabiliza em menos de 10% na idade adulta.

No entanto, a Dra. Hazan observou casos de bebês amamentados por mães vacinadas que não possuíam Bifidobactérias. As consequências a longo prazo disso são desconhecidas, especialmente porque as Bifidobactérias estão envolvidas na construção do sistema imunológico de uma pessoa.

O aumento da conscientização sobre a importância do microbioma intestinal na saúde levou alguns pais a congelar as primeiras fezes de seus bebês para transplante fecal no futuro, conforme explicou o médico interno Dr. Yusuf Saleeby ao The Epoch Times. À medida que o bebê cresce e seu microbioma diminui, a amostra fecal pode ser transplantada para corrigir a composição do microbioma intestinal.

“Se a criança adoecer e houver disbiose, os pais podem voltar para a empresa … e reintroduzir esses micróbios de volta na criança, na tentativa de trazer de volta o que o bebê deveria ter tido”, explicou ele.

Entre para nosso canal do Telegram