Pesquisadores encontram uma maneira precisa de matar células cancerígenas

Este feixe de luz assassino pode ser localizado para atingir algo menor do que uma única célula.

Por Huey Freeman
10/07/2024 19:58 Atualizado: 10/07/2024 19:58
Matéria traduzida e adaptada do inglês, publicada pela matriz americana do Epoch Times.

Tratamentos contra o câncer que visam destruir células mortais muitas vezes causam danos e dor, pois destroem células e tecidos vizinhos. No entanto, cientistas descobriram um novo método para direcionar células nocivas usando luz para uma destruição precisa, de acordo com um estudo recente.

“Normalmente, tratamentos para o câncer utilizam indução farmacológica para matar as células, mas esses produtos químicos tendem a se difundir por todo o tecido e é difícil contê-los em um local preciso,” disse Kai Zhang, professor de bioquímica da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e líder do estudo, em um comunicado de imprensa. “Você obtém muitos efeitos indesejados.”

Os pesquisadores utilizam a optogenética, uma abordagem que usa sistemas ópticos para controlar funções celulares, para focar um feixe de luz em um alvo menor que uma célula.

“É assim que podemos usar a luz para direcionar com muita precisão uma célula e ativar seu caminho de morte,” disse Zhang no comunicado.

Além de matar a célula cancerosa, outro resultado pretendido é desencadear uma resposta do sistema imunológico à luz. Zhang disse que as células rompidas liberam citocinas, um tipo de pequena proteína, atraindo glóbulos brancos que ajudam o sistema imunológico a combater infecções. Ao matar células cancerosas, os pesquisadores esperam treinar os glóbulos brancos T a reconhecer e atacar o câncer, afirmou Zhang.

Os pesquisadores fizeram as células responderem à luz emprestando um gene ativado por luz de plantas e inserindo-o em culturas de células intestinais. Eles então anexaram esses genes aos genes de uma proteína, RIPK3, que regula a necroptose, uma forma de morte celular causada por vários estímulos.

Teak-Jung Oh, estudante de pós-graduação e primeiro autor do artigo, disse que o processo de ativação pela luz faz com que as proteínas RIPK3 se agrupem, imitando o caminho natural da morte celular.

“Entender a via de sinalização celular para a necroptose é especialmente importante porque se sabe que ela está envolvida em doenças como doenças neurodegenerativas e doença inflamatória intestinal,” disse Oh. “Saber como a necroptose afeta a progressão dessas doenças é importante. E se você não conhece os mecanismos moleculares, você realmente não sabe o que direcionar para retardar a progressão.”

O estudo foi publicado na edição de julho do Journal of Molecular Biology.