Pesquisadores alertam contra contaminação de bancos de sangue por indivíduos vacinados com mRNA

Por Naveen Athrappully
25/03/2024 14:14 Atualizado: 25/03/2024 14:14

Receber transfusões de sangue de indivíduos vacinados contra a COVID-19 pode representar um risco médico para os receptores não vacinados, uma vez que numerosos eventos adversos estão sendo notificados entre pessoas vacinadas em todo o mundo, de acordo com um estudo recente realizado no Japão.

A revisão pré-impressa, publicada em 15 de março, examinou se receber sangue de indivíduos vacinados contra COVID-19 é seguro ou representa um risco à saúde. Muitas nações relataram que o uso da vacina mRNA resultou em “trombose pós-vacinação e subsequentes danos cardiovasculares, bem como numa grande variedade de doenças envolvendo todos os órgãos e sistemas, incluindo o sistema nervoso”, afirmou.

Vacinações repetidas podem tornar as pessoas mais vulneráveis à COVID-19, afirmou. Se o sangue contiver proteínas spike, será necessário removê-las antes da administração, e não existe tal tecnologia atualmente disponível, escreveram os autores.

Contrariamente às expectativas anteriores, descobriu-se que os genes e proteínas das vacinas genéticas persistem no sangue dos receptores da vacina por “períodos de tempo prolongados”.

Além disso, “uma variedade de eventos adversos resultantes de vacinas genéticas estão agora a ser notificados em todo o mundo”. Isso inclui uma ampla gama de doenças relacionadas ao sangue e aos vasos sanguíneos.

Alguns estudos relataram que a proteína spike nas vacinas de mRNA é neurotóxica e capaz de atravessar a barreira hematoencefálica, afirmou a revisão. “Assim, não há mais dúvidas de que a proteína spike usada como antígeno em vacinas genéticas é em si tóxica”.

Além disso, as pessoas que tomaram múltiplas injeções de vacinas de mRNA podem ter várias exposições ao mesmo antígeno num curto espaço de tempo, o que pode fazer com que sejam “impressas com uma resposta imunitária preferencial a esse antígeno”.

Isso fez com que os receptores da vacina contra a COVID-19 se tornassem “mais suscetíveis a contrair COVID-19”.

Dadas as preocupações, os profissionais médicos devem estar cientes dos “vários riscos associados às transfusões de sangue utilizando produtos sanguíneos derivados de pessoas que sofreram de COVID longa e de receptores de vacinas genéticas, incluindo aqueles que receberam vacinas de mRNA”.

O impacto de tais vacinas genéticas nos produtos sanguíneos, bem como os danos reais causados por elas são atualmente desconhecidos, escreveram os autores.

“Para evitar estes riscos e prevenir uma maior expansão da contaminação sanguínea e complicações da situação, solicitamos veementemente que a campanha de vacinação utilizando vacinas genéticas seja suspensa e que uma avaliação de danos-benefícios seja realizada o mais cedo possível.”

A vacinação repetida de vacinas genéticas também pode acabar causando “alterações na função imunológica” entre os receptores. Isso aumenta o risco de doenças graves devido a infecções oportunistas ou vírus patogênicos, o que não teria sido um problema se o sistema imunitário fosse normal, afirmou a revisão.

“Portanto, na perspectiva da contenção tradicional de doenças infecciosas, é necessária maior cautela na coleta de sangue de receptores de vacinas genéticas e posterior manuseio de hemoderivados, bem como durante transplantes de órgãos sólidos e até mesmo procedimentos cirúrgicos, a fim de evitar o risco de infecção acidental transmitida pelo sangue”, afirmou.

A revisão foi financiada por membros da Sociedade Japonesa para Complicações Relacionadas a Vacinas e da Associação Médica Voluntária. Os autores não declararam nenhum conflito de interesses.

Perigos das transfusões de sangue

A revisão apontou que o status de vacinação genética dos doadores de sangue não é coletado pelas organizações, embora o uso desse sangue possa representar riscos para os pacientes. Como tal, os autores recomendaram que quando os produtos sanguíneos são derivados dessas pessoas, “é necessário confirmar a presença ou ausência de proteína spike ou mRNA modificado, como em outros testes para patógenos”.

“Se for descoberto que o produto sanguíneo contém a proteína spike ou um gene modificado derivado da vacina genética, é essencial removê-los”, afirmou. “No entanto, atualmente não existe uma maneira confiável de fazer isso.”

Como “não há maneira de remover de forma confiável a proteína patogênica ou o mRNA, sugerimos que todos esses produtos sanguíneos sejam descartados até que uma solução definitiva seja encontrada”.

Os autores apontaram que casos de encefalite entre pessoas que receberam sangue de vacinados contra a dengue foram relatados ainda no ano passado. Isso sugere que o atual sistema de rastreio e gestão de produtos sanguíneos “não é adequado”.

Dado que as vacinas genéticas foram implementadas à escala global para uma população massiva, “espera-se que a situação já seja complicada” em comparação com desastres medicamentosos anteriores.

Como tal, existe uma “necessidade urgente” de legislação e tratados internacionais relacionados com a gestão de produtos sanguíneos, escreveram os autores.

A questão da transfusão de sangue de receptores da vacina contra a COVID-19 tem sido altamente controversa. Em 2022, um tribunal na Nova Zelândia decidiu contra os pais de um filho doente depois de terem recusado transfusões de sangue de pessoas vacinadas.

Os pais pediram ao sistema de saúde que permitisse a transfusão de sangue de indivíduos não vacinados, com doadores que já estavam preparados para contribuir. Na sua decisão, o tribunal retirou aos pais a custódia médica do filho.

No Canadá, os médicos também relataram a tendência de resistência das pessoas às transfusões de sangue vacinado. Falando à CBC em 2022, o Dr. Dave Sidhu, líder médico do sul de Alberta para medicina de transfusão e transplante, disse que os pais de crianças doentes estavam solicitando sangue não vacinado.

“Estamos vendo isso uma ou duas vezes por mês, nesta fase. E a preocupação é, claro, que esses pedidos possam aumentar”, disse ele na época.

No Wyoming, a deputada Sarah Penn (R-Wyo.) patrocinou um projeto de lei que determina que o sangue doado por pessoas que tomaram injeções contra a COVID-19 seja rotulado. Isso permitirá que os destinatários que não desejam aceitar esse sangue o rejeitem.

Numa entrevista ao Cowboy State Daily, a Sra. Penn disse: “Por várias razões, muitas pessoas têm-se esforçado propositadamente para manter as terapias de mRNA fora dos seus corpos, ao ponto de algumas perderem os seus meios de subsistência… As suas preocupações são justificadas”.