Perda de peso: descoberta genética aprofunda compreensão sobre como fenômeno ocorre

Por Redação Epoch Times Brasil
12/10/2024 18:19 Atualizado: 12/10/2024 18:19

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Essex, no Reino Unido, identificou 14 genes que desempenham um papel crucial no processo de perda de peso.

O estudo, que tem atraído atenção internacional, revela como a genética pode influenciar a eficácia de estratégias de emagrecimento, embora a adoção de hábitos saudáveis continue sendo fundamental para alcançar resultados duradouros.

A investigação acompanhou 38 voluntários durante um programa de exercícios físicos de oito semanas. Os resultados foram surpreendentes: participantes com variações genéticas específicas demonstraram uma perda de peso consideravelmente maior.

Publicado no Research Quarterly for Exercise and Sport, o estudo destaca o gene PPARGC1A, que está relacionado ao metabolismo energético, possibilitando a perda de até 5 kg em alguns indivíduos.

Implicações e limitações

A identificação desses genes enfatiza a complexidade do emagrecimento, que não se resume apenas a dietas e exercícios tradicionais. Os pesquisadores acreditam que essa nova abordagem genética pode levar a estratégias personalizadas de emagrecimento, ajustando métodos às características genéticas de cada pessoa.

Isso traz a oportunidade de transformar a maneira como dietas e regimes de exercícios são prescritos, proporcionando um caminho mais eficiente para a perda de peso.

Apesar das promissoras descobertas, os cientistas alertam que os genes não são o único fator determinante na perda de peso. Henrique Chung, um dos autores do estudo, ressalta que 62% da redução de peso nos participantes foi influenciada por fatores genéticos, enquanto 37% se deveu a dietas e exercícios.

Segundo Chung, os genes não mostrarão seu verdadeiro potencial sem intervenções como atividades físicas e uma alimentação balanceada, destacando a importância de um estilo de vida saudável.

Metodologia e perspectivas

Os voluntários foram divididos em grupos de teste e controle. O grupo de teste seguiu um regime de corrida de 30 minutos, três vezes por semana, enquanto o grupo de controle permaneceu sedentário. Ao final das oito semanas, as diferenças na perda de peso entre os grupos foram notáveis, evidenciando a influência genética.

Os pesquisadores estão otimistas quanto ao futuro das estratégias de emagrecimento personalizadas. Com o avanço na compreensão do perfil genético de cada indivíduo, tratamentos mais eficazes poderão ser desenvolvidos, auxiliando médicos e nutricionistas na criação de planos adaptados.

Embora essas descobertas representem um passo notável para a ciência, a aplicação prática na medicina exigirá tempo e estudos adicionais para validar esses achados. A nova pesquisa abre um horizonte promissor para a relação entre genética e estilo de vida, trazendo esperança para aqueles que buscam emagrecer de forma saudável e eficaz.