O poder de cura do hidrogênio molecular: de antioxidante a anti-inflamatório

Por Emma Suttie
24/06/2024 20:21 Atualizado: 24/06/2024 20:21
Matéria traduzida e adaptada do inglês, publicada pela matriz americana do Epoch Times.

Nos últimos anos, o hidrogênio molecular tornou-se popular entre pesquisadores e entusiastas da saúde por seus possíveis efeitos terapêuticos. Os primeiros estudos sugerem que o hidrogênio, tomado em diferentes formas, como inalação de gás hidrogênio, ingestão de água rica em hidrogênio e banhos de hidrogênio, traz muitos benefícios à saúde. Esses benefícios vêm de suas potentes propriedades antioxidantes, efeitos anti-inflamatórios e proteção contra várias doenças.

O que é hidrogênio molecular?

O hidrogênio é o elemento mais simples, mais leve e mais abundante do universo e se apresenta em várias formas, como hidrogênio atômico, íons de hidrogênio (positivos ou negativos), hidrogênio em compostos (água, glicose etc.) e como um gás diatômico conhecido como hidrogênio molecular – escrito como H₂.

O hidrogênio molecular é um gás composto por dois átomos de hidrogênio ligados, formando uma molécula diatômica. Pesquisas extensas demonstraram que essa forma de hidrogênio traz benefícios à saúde.

Hidrogênio molecular em doenças neurodegenerativas

Estudos demonstraram que o hidrogênio pode exercer um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Esses efeitos provavelmente se devem à capacidade do hidrogênio de reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, que têm associações conhecidas com distúrbios neurodegenerativos.

Tyler W. LeBaron é o fundador e diretor executivo do Molecular Hydrogen Institute, uma organização científica sem fins lucrativos. Ele publicou extensivamente sobre os benefícios do hidrogênio molecular e trabalha para promover seu uso por meio de pesquisa científica e conscientização pública.

O Sr. LeBaron falou ao Epoch Times, explicando a capacidade do hidrogênio de exercer efeitos benéficos em uma ampla gama de doenças.

“Toda doença tem mecanismos subjacentes de inflamação e estresse oxidativo, e o hidrogênio ajuda a atenuar e regular tanto a resposta inflamatória quanto o equilíbrio oxidativo antioxidante, ou homeostase.”

Um estudo em recém-nascidos demonstra o efeito protetor do hidrogênio no cérebro.

Um estudo em humanos envolvendo água hidrogenada usou um grupo de 40 recém-nascidos com encefalopatia hipóxico-isquêmica ou HIE (na sigla em inglês). A HIE é uma lesão cerebral causada quando o cérebro não recebe oxigênio suficiente “antes ou logo após o nascimento”, de acordo com a Nationwide Children’s. O estudo dividiu os bebês em dois grupos, dando a um deles água com hidrogênio por via oral e ao outro os medicamentos padrão para HIE. Os pesquisadores descobriram que os bebês que beberam a água de hidrogênio apresentaram níveis séricos mais baixos de biomarcadores de EHI do que o grupo de controle, tiveram uma remissão dos sintomas, apresentaram melhor desempenho nos testes de desenvolvimento e a água de hidrogênio teve um efeito protetor em geral.

Outros estudos também demonstram o efeito benéfico que o hidrogênio molecular tem sobre o cérebro.

Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo envolvendo pacientes japoneses com doença de Parkinson que estavam tomando medicação com levodopa demonstrou que beber 1.000 mililitros de água hidrogenada diariamente por 48 semanas melhorou significativamente os sintomas e a qualidade de vida em comparação com o grupo placebo. O estudo também afirmou que o consumo de água hidrogenada era seguro e bem tolerado.

Um estudo de 2023 mostrou que o gás hidrogênio pode beneficiar pacientes com Alzheimer. De acordo com o estudo, “o gás hidrogênio (H₂) é um gás medicinal terapêutico com múltiplas funções, como antioxidante, anti-inflamatório, anti-morte celular e estimulação do metabolismo energético”.

O estudo piloto aberto avaliou os efeitos da inalação terapêutica de gás hidrogênio em pacientes com a doença de Alzheimer. Oito pacientes com mal de Alzheimer participaram da pesquisa e inalaram 3% de gás hidrogênio por uma hora, duas vezes ao dia, durante seis meses. Em seguida, eles foram acompanhados por mais um ano sem usar o gás. Os pesquisadores constataram uma melhoria significativa em duas avaliações cognitivas realizadas antes e depois do tratamento, e as melhorias foram mantidas após um ano. O estudo concluiu que o tratamento com hidrogênio alivia os sintomas temporários e tem “efeitos modificadores da doença”.

Benefícios do hidrogênio para a saúde

Em 2007, o cientista japonês Shigeo Ohta e sua equipe publicaram um estudo de referência na Nature Medicine, cujas descobertas seriam o catalisador das pesquisas sobre hidrogênio nos próximos anos. O estudo descobriu que o hidrogênio molecular poderia atuar como um antioxidante seletivo, neutralizando espécies reativas de oxigênio (ROS, na sigla em inglês) prejudiciais sem afetar negativamente as benéficas. Isso significa que o hidrogênio poderia proteger as células contra danos e reduzir a inflamação sem prejudicar as EROs benéficas, como o peróxido de hidrogênio – necessário para manter a função celular e nos proteger contra infecções.

As descobertas do Sr. Ohta e de sua equipe sugerem que o hidrogênio poderia combater doenças ligadas à inflamação e ao estresse oxidativo, como doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas e doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide, diabetes e câncer.

O Sr. Ohta é professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Celular do Instituto de Ciências do Desenvolvimento e Envelhecimento da Escola de Pós-Graduação em Medicina da Nippon Medical School em Tóquio, Japão. Ele também é um dos principais pesquisadores do mundo em hidrogênio molecular.

Ele discutiu os benefícios do hidrogênio com o Epoch Times.

“O hidrogênio é realmente excepcional, e o hidrogênio é diferente dos medicamentos e alimentos convencionais ou tradicionais porque o hidrogênio não apresenta efeitos adversos – nenhum efeito tóxico. Além disso, o hidrogênio apresenta resultados benéficos para pacientes com doenças graves e pessoas saudáveis.”

Em seu estudo de 2007, Ohta e sua equipe afirmaram que o hidrogênio molecular é uma molécula pequena que se difunde facilmente e viaja rapidamente através das membranas celulares e para os tecidos.

Estudos posteriores descobriram que o hidrogênio tem uma ampla gama de efeitos biológicos benéficos.

Um estudo de 2022 que investigou o hidrogênio molecular como agente terapêutico para doenças pulmonares declarou: “O hidrogênio molecular exerce efeitos biológicos em quase todos os órgãos. Ele tem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antienvelhecimento e contribui para a regulação da autofagia e da morte celular.”

De acordo com o National Cancer Institute, a autofagia é um processo de reciclagem natural da célula. Ela decompõe e destroi componentes antigos, danificados ou desnecessários e os recicla para uso em funções celulares essenciais, especialmente em momentos de estresse ou adversidade.

Um artigo no site do Molecular Hydrogen Institute afirma que, apesar de ser um novo campo de estudo, com apenas cerca de 3.000 artigos e 150 estudos em humanos, “publicações e pesquisadores sugerem que o hidrogênio tem potencial terapêutico em mais de 170 modelos diferentes de doenças humanas e animais e em essencialmente todos os órgãos do corpo humano”.

Hidrogênio molecular: métodos de administração

Podemos ingerir hidrogênio de várias maneiras. As mais comuns são inalar gás hidrogênio por meio de uma máscara ou cânula nasal, beber água com hidrogênio ou mergulhar em um banho de hidrogênio. Todos esses métodos usam gás hidrogênio – ou hidrogênio molecular.

O Sr. LeBaron explicou que há muitos equívocos e mal-entendidos sobre o hidrogênio molecular, como ele é consumido e como funciona no corpo.

“Você pode inalar o gás ou dissolvê-lo na água e bebê-lo, de modo que a água é simplesmente o veículo para o gás hidrogênio dissolvido – assim como a água gaseificada, por exemplo. Mas uma vez que você o produz, ele é apenas o gás e não se liga às moléculas de água e não altera a estrutura da água – ele é apenas dissolvido na água”, disse ele.

O Sr. Ohta explicou os benefícios de beber água com hidrogênio de forma simples: como o hidrogênio molecular é tão pequeno, ele pode entrar nas células e penetrar na barreira hematoencefálica. Após a ingestão, o hidrogênio se espalha pelo corpo em cerca de dez minutos. Ele permanece no corpo por uma a duas horas antes de ser exalado pelos pulmões, mas seus efeitos positivos duram o dia inteiro, eliminando a necessidade de bebê-lo continuamente durante o dia.

Segurança e toxicidade

Um dos aspectos mais impressionantes do hidrogênio molecular é sua segurança, conforme enfatizado pelo Sr. Ohta e pelo Sr. LeBaron.

O Sr. Ohta afirma que, com base nos milhares de estudos realizados em todo o mundo, o hidrogênio molecular é muito seguro.

“Até onde sabemos das publicações, não há relatos de efeitos colaterais, efeitos adversos ou efeitos tóxicos”, disse ele.

O Sr. LeBaron destaca que o estudo do hidrogênio molecular ainda está em seus estágios iniciais. Embora vários estudos pequenos tenham mostrado resultados promissores, são necessários estudos maiores para responder às principais perguntas sobre sua verdadeira eficácia clínica, as melhores maneiras de administrá-lo e a dose e a frequência ideais. Apesar dessas incertezas, ele diz que se sente à vontade para discutir o assunto por causa de seus possíveis benefícios e alta segurança.

“O hidrogênio pode proporcionar muitos benefícios, e acho que todos deveriam ter acesso a ele porque não tem efeitos colaterais negativos conhecidos – é algo muito natural para o corpo. E é isso que me faz sentir à vontade para falar sobre isso publicamente… porque já sabemos que é seguro. E isso é diferente de um produto farmacêutico ou de uma nova droga”, disse ele.

Considerações finais

O hidrogênio molecular é uma molécula intrigante com características únicas – está conosco desde o início dos tempos, é natural ao nosso corpo, é algo que um microbioma intestinal saudável produz (como um subproduto da digestão) e não é tóxico.

Embora o hidrogênio ainda não seja um tratamento médico convencional, ele está sendo usado em alguns países, principalmente no Japão e em outras partes da Ásia, onde ganhou maior aceitação e apoio do governo.

O crescente interesse do público e os resultados promissores das pesquisas estão impulsionando a exploração contínua dos benefícios do hidrogênio molecular. À medida que a conscientização e o financiamento aumentam, os estudos se expandirão, ajudando a responder às perguntas restantes sobre os efeitos do hidrogênio e determinando sua possível função no futuro da medicina.

Para saber mais sobre o hidrogênio molecular, explorar pesquisas ou obter dicas sobre o que procurar ao comprar produtos de hidrogênio, visite o site do Molecular Hydrogen Institute.

O Sr. Ohta tem uma visão clara do futuro, dizendo, ao Epoch Times, no que ele quer se concentrar em sua pesquisa de hidrogênio daqui para frente.

“Meu sonho é melhorar os pacientes com a doença de Alzheimer. Ninguém conseguiu melhorar os pacientes com a doença de Alzheimer, então esse é o meu sonho.”