O extrato de cranberry melhora rapidamente a microbiota e reduz o risco cardiometabólico, afirma estudo

Os pesquisadores descobriram que tomar extrato de cranberry por quatro dias aumentou a composição mais saudável do microbioma intestinal.

Por Mary West
15/08/2024 19:13 Atualizado: 15/08/2024 19:13

Há ocasiões em que é necessário um longo período de tempo para que um suplemento nutricional possa produzir benefícios perceptíveis à saúde. Entretanto, um estudo publicado no Nature Partner Journals (NPJ) indica que esse pode não ser o caso das pessoas que tomam extrato de cranberry.

Os resultados mostraram que apenas quatro dias de suplementação resultaram em um aumento significativo de micróbios benéficos e uma redução de micróbios potencialmente patogênicos. Esses efeitos podem inibir a inflamação, um benefício que ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer de intestino, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e outros males.

Essa descoberta se soma à grande quantidade de estudos que fornecem evidências da ligação entre o microbioma intestinal e a saúde geral.

Principais ingredientes benéficos

O estudo NPJ da Universidade Laval e do Instituto de Nutrição e Alimentos Funcionais (INAF, na sigla em inglês) no Canadá examinou o produto de extrato de cranberry, Prebiocran™.

A análise dos dados revelou que o Prebiocran™ é rico em antioxidantes polifenois, sendo os mais abundantes os flavan-3-óis. Além disso, o produto contém oligossacarídeos, que são pequenas fibras de carboidratos que podem aumentar a bioatividade dos polifenois.

Os efeitos benéficos do extrato de cranberry provavelmente decorrem da ação combinada dos polifenois e oligossacarídeos, observaram os pesquisadores.

Efeitos sobre o intestino

No experimento, 28 participantes saudáveis receberam uma dose diária do extrato, equivalente a 60 gramas de cranberries frescas, durante quatro dias. As evidências indicaram que esse regime melhorou a saúde intestinal por meio de propriedades probióticas, que aumentam as cepas bacterianas benéficas, e propriedades antimicrobianas, que reduzem as cepas potencialmente patogênicas. Os pesquisadores se referiram a esse modo duplo de ação como “duplibiótico”.

Probiótico

Os efeitos probióticos envolveram Bifidobacterium e bactérias produtoras de butirato.

Bifidobacterium

O extrato de cranberry aumentou significativamente a população de Bifidobacterium no cólon, uma espécie que está ligada a um risco reduzido de doenças cardiometabólicas.

Além disso, estudos anteriores relataram que a Bifidobacterium tem valor para o câncer colorretal, a diarreia, a doença inflamatória intestinal e a enterocolite necrosante neonatal, uma condição grave que envolve a morte do tecido gastrointestinal.

Bactérias produtoras de butirato

O extrato aumentou o número de bactérias produtoras de butirato, incluindo Anaerobutyricum e Clostridium.

O butirato é um ácido graxo de cadeia curta com benefícios multifacetados para a saúde. Ele apoia a função intestinal normal, estimula a cicatrização de feridas necessária para o reparo do revestimento intestinal e promove a motilidade intestinal que auxilia a digestão, afirmou um estudo publicado na Clinical Nutrition.

O butirato ajuda a proteger contra infecções e doenças, além de fortalecer a barreira intestinal, que permite a absorção de nutrientes, mas impede a entrada de micróbios potencialmente prejudiciais e outras substâncias. Além disso, níveis mais baixos de butirato e dos micróbios que o produzem estão associados a resultados de saúde mais ruins.

Outro estudo publicado na Frontiers in Endocrinology sugeriu que o butirato pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 porque as pessoas com essa doença têm uma população menor de bactérias que o sintetizam.

Antimicrobiano

O extrato de cranberry reduziu significativamente a população de Bacteroides no cólon, que são potencialmente patogênicos. Essa redução permite que a Bifidobacterium consuma os oligossacarídeos e ocupe o nicho intestinal dos Bacteroides.

Importância dos benefícios para a saúde

Como muitos males decorrem do consumo da dieta ocidental, uma importação valiosa envolve o combate a seus efeitos nocivos, disse o pesquisador principal Yves Desjardins em um comunicado à imprensa.

“Essa dieta altera a microbiota, causa inflamação da mucosa e compromete a integridade da barreira intestinal… A alteração da barreira intestinal permite a passagem de lipopolissacarídeos (LPS) derivados da microbiota intestinal, conhecida como endotoxemia metabólica, e é um fator crucial no início e na progressão da inflamação e das doenças metabólicas”, disse ele.

Embora a inflamação causada pela presença de LPS possa levar a várias doenças crônicas, a inclusão do extrato de cranberry em uma dieta balanceada pode melhorar o prognóstico das pessoas, acrescentou Desjardins.

Magnitude dos benefícios

O estudo do NPJ caracterizou o efeito prebiótico como “forte”. O fato de ter ocorrido tão rapidamente o torna ainda mais promissor quando visto no contexto da baixa dose dos principais ingredientes.

“Normalmente, essas bactérias são estimuladas pelo consumo de fibras alimentares. Observamos o mesmo efeito com o extrato de cranberry em uma dose quase 20 vezes menor”, disse Jacob Lessard-Lord, coautor e pós-doutorando do INAF, no comunicado à imprensa.

“A dose é de fato relativamente baixa em relação às diretrizes diárias recomendadas recentemente para o flavan-3-ol procianidina — 400 miligramas por dia”, disse Desjardins ao Epoch Times em um e-mail.  “Os oligossacarídeos no extrato também estavam em concentrações muito baixas.”

Outras percepções sobre a importância do microbioma

O gastroenterologista Dr. Rudolph Bedford, do Providence Saint John’s Health Center, em Santa Monica, Califórnia, disse ao Epoch Times que vários fatores explicam por que a saúde intestinal é tão importante para o bem-estar.

“O intestino é provavelmente o maior órgão imunológico, e a alteração de qualquer mecanismo imunológico dentro do corpo afetará a saúde geral de várias maneiras”, disse ele. As mudanças nas bactérias intestinais, além de afetar o aumento imunológico, alteram os níveis hormonais, a composição urológica e “praticamente todas as funções fisiológicas”.

É por isso que Bedford acredita que muitas pesquisas estão analisando o microbioma intestinal e suas ligações com os processos de doenças. Ele acrescentou que as doenças afetadas incluem uma gama de condições que vão desde uma série de males físicos até condições de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Além do papel vital do intestino na imunidade, que tem amplas implicações para o bem-estar, outros fatores contribuem para o efeito crítico do órgão na saúde geral.

“Há mais de 10 trilhões de colônias de bactérias no intestino — uma quantidade maior do que o número de células do corpo”, disse Bedford. “Além disso, as pessoas são expostas a uma variedade de coisas, incluindo medicamentos e alimentos, que alteram o microbioma intestinal de forma positiva ou negativa.”

Considerando a enorme população microbiana no intestino e a exposição onipresente a agentes que o alteram, não é de surpreender que a conexão entre o intestino e a saúde geral seja profunda.

Como melhorar o microbioma intestinal

Em vista de tudo o que foi mencionado acima, vale a pena se esforçar para melhorar a saúde intestinal. Além de tomar Prebiocran™ conforme indicado, as principais formas incluem uma dieta saudável e a prática regular de exercícios.

Dieta

Estudos sugerem que as dietas à base de vegetais podem ser benéficas para o microbioma, enquanto as dietas à base de animais podem ser prejudiciais. Os planos alimentares baseados em animais aumentam as populações de micróbios potencialmente patogênicos e diminuem as populações de micróbios que produzem butirato.

As dietas ocidentais, que são baseadas principalmente em carne, estão ligadas a um microbioma intestinal associado a doenças crônicas. Por outro lado, a dieta mediterrânea, que é predominantemente baseada em vegetais, está ligada a um microbioma intestinal saudável. Essa dieta consiste principalmente de frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, sementes, azeite de oliva e peixes gordurosos.

Exercício

Outros estudos descobriram que o exercício é um fator que pode melhorar a qualidade do microbioma intestinal das seguintes maneiras:

– Aumenta a diversidade microbiana, que é extremamente importante para a fisiologia intestinal normal

– Melhora a proporção de bactérias benéficas em relação às potencialmente patogênicas, o que pode ajudar na perda de peso e nas condições relacionadas à obesidade, bem como nas condições gastrointestinais

– Estimula o crescimento de bactérias envolvidas na regulação da imunidade e no aumento das funções de barreira intestinal, levando a uma diminuição da incidência de doenças metabólicas e obesidade

– Aumenta as bactérias que podem produzir substâncias protetoras contra o câncer de cólon e distúrbios gastrointestinais.