Nossas bactérias intestinais mudam durante o dia, muitas vezes negligenciados nas pesquisas

Pesquisas indicam outro fator amplamente ignorado na composição do microbioma intestinal: a hora do dia.

Por Amy Denney
01/07/2024 23:02 Atualizado: 01/07/2024 23:02
Matéria traduzida e adaptada do inglês, publicada pela matriz americana do Epoch Times.

O microbioma tem se mostrado difícil de estudar, tornando-se uma área de intenso interesse entre os pesquisadores. Estudos frequentemente entram em conflito ou são difíceis de replicar, e variáveis confusas dificultam a generalização dos resultados..

Agora, um novo estudo descobriu que até o horário do dia em que os pesquisadores observam o microbioma pode mudar significativamente sua aparência.

Pesquisadores que observaram flutuações nos micróbios intestinais, que podem ser radicalmente diferentes dentro do mesmo dia, estão alertando que essa descoberta requer diretrizes para ajudar a contextualizar estudos futuros.

Publicado hoje na Nature Metabolism, a revisão observou uma série de fatores que podem alterar a composição do microbioma intestinal, que foi descoberto mudar dependendo se as amostras foram coletadas de manhã ou à noite.

O microbioma é o conjunto de todas as bactérias, vírus e fungos vivendo em uma parte específica do corpo. É um campo emergente de estudo onde várias “assinaturas” microbianas têm sido associadas a doenças e sintomas.

Apesar de suas complexidades, o microbioma também oferece imenso potencial, o que levou ao que o Stanford Report descreveu como “uma explosão de pesquisa”.

Novo fator influente

Pesquisas já observaram que nosso estilo de vida – como comemos, fazemos exercícios, nossa família, uso de antibióticos e estresse – pode influenciar a composição microbiana do nosso intestino. O novo estudo revela que até o momento do teste parece ser uma variável importante.

“Descobrimos que o momento em que uma amostra é coletada pode afetar drasticamente quais micróbios estão presentes e as conclusões que os cientistas tiram sobre a doença que estão estudando”, disse o Dr. Amir Zarrinpar, gastroenterologista e professor associado de medicina na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, em um comunicado de imprensa.

Autor sênior do estudo, o Dr. Zarrinpar continuou dizendo que essa variabilidade provavelmente é o motivo pelo qual os cientistas do microbioma enfrentam dificuldades na replicação da pesquisa. Uma análise mais detalhada da pesquisa, incluindo alguns estudos ainda não publicados, descobriu que o “microbioma oscila ao longo do dia, com diferentes populações de micróbios dominando em diferentes momentos”.

De fato, o estudo foi inspirado por uma conversa que o Dr. Zarrinpar teve com um colega sobre a dificuldade de replicar descobertas do microbioma que levou à descoberta sobre diferentes horários de coleta de amostras por pesquisadores no mesmo laboratório. Um deles preferia coletar amostras de fezes logo de manhã, enquanto o outro coletava amostras antes de ir para casa no final do dia.

Amostras de fezes são usadas tanto em estudos animais quanto humanos para analisar os micróbios e metabólitos que se acredita virem do cólon.

A hora certa importa

Os co-autores da revisão acreditam que o momento é um fator tão vital em amostras de microbioma fecal que estão solicitando ao National Institutes of Health (NIH) que exija que isso seja relatado em seus artigos.

O Dr. Zarrinpar observou que outros cientistas, especialmente biólogos circadianos, têm solicitado ao NIH padrões mais rígidos para a coleta de amostras.

Josiane Broussard, professora assistente no Departamento de Ciência da Saúde e do Exercício da Universidade do Estado do Colorado e diretora de seu laboratório de sono e metabolismo, disse ao Epoch Times em uma entrevista que a visão da biologia circadiana muitas vezes é benéfica para muitos biomarcadores, como pressão arterial, lipídios e verificações de glicose no sangue.

Verificar os níveis de glicose no sangue, por exemplo, pode ajudar a orientar o momento de comer, fazer exercícios e dormir, de acordo com a Cleveland Clinic.

“O momento é importante para tudo”, disse a Sra. Broussard. “Quase tudo tem um ritmo circadiano, então faz muito sentido que toda uma comunidade de organismos tenha um ritmo circadiano.”

Um fator largamente ignorado

O campo do microbioma não tem se concentrado especialmente no momento da coleta de amostras. Na verdade, o novo estudo examinou mais de 550 artigos publicados em grandes periódicos desde 2019 e descobriu que apenas 0,32% deles incluíam o horário específico de coleta das amostras.

Por causa disso, os pesquisadores tiveram que expandir sua investigação para explorar a questão se o momento importa. Isso incluiu rastrear seis conjuntos de dados pré-clínicos previamente publicados que puderam analisar, além de duas coletas circadianas de um estudo não publicado.

Uma amostra de microbioma que era quase 80% diferente quatro horas após um rato comer o café da manhã estava entre os achados.

“Parte da dificuldade com o microbioma é que ele é tão influenciado pela dieta”, disse a Sra. Broussard. “Conseguimos separar os efeitos da dieta e da alimentação da intervenção ou manipulação que as pessoas estão interessadas?”

Cuidado ao consumidor

A Dra. Sabine Hazan, gastroenterologista e diretora executiva da Progenabiome, disse que produtos de consumo prometendo análise do microbioma provavelmente não são confiáveis ainda, pois a pesquisa está em seus estágios iniciais.

Por exemplo, enquanto o timing pode alterar os resultados, isso realmente depende da qualidade dos testes e da amostra, disse ela em uma entrevista ao Epoch Times.

“Eu concordo que o microbioma flutua se você está fazendo sequenciamento superficial… especialmente se tiver métodos pobres para analisar o microbioma”, disse ela. “Se seus procedimentos operacionais padrão são perfeitos, não importa em que momento do dia você está coletando suas fezes, isso não vai variar tanto.”

Sequenciamento é uma tecnologia que permite aos pesquisadores examinar o DNA de microorganismos. O sequenciamento profundo pode determinar as espécies dos micróbios dentro do microbioma. Experimentos podem ser projetados de várias maneiras, incluindo quantas células são perfiladas e até que nível de profundidade taxonômica, de acordo com um artigo de 2020 na Nature Communications.

“Infelizmente, a maioria dos testes de microbioma disponíveis tenta oferecer um produto de consumo barato, mas não é preciso. Não revela muito”, disse a Dra. Hazan. “O problema é que 80% dos dados escritos desde 2017 são falhos. É por isso que a tecnologia do microbioma é estritamente um produto de pesquisa.”

O Dr. Zarrinpar está pedindo diretrizes padronizadas para os horários e métodos de coleta – um esforço que exigirá uma ampla colaboração.

Os Drs. Zarrinpar e Hazan enfatizaram que ser capaz de reproduzir descobertas é o que valida resultados-chave na pesquisa. Sem isso, a pesquisa do microbioma enfrenta uma “crise de replicabilidade” que poderia prejudicar descobertas interdisciplinares, como aquelas que ligam o microbioma a doenças como doença inflamatória intestinal, esclerose múltipla, doença de Alzheimer, câncer e muitas outras.

“Se vamos conseguir comunicar de forma eficaz sobre nossa ciência e o que pensamos estar acontecendo, então precisamos entender que se você obteve resultados diferentes dos meus, talvez isso possa ser devido ao momento em que estamos coletando as amostras ou não. Atualmente, nem mesmo podemos dizer”, disse ele.