Como seu microbioma intestinal evita a perda de massa muscular

Por Zena le Roux
17/08/2024 15:15 Atualizado: 19/08/2024 10:39
Matéria traduzida e adaptada do inglês, publicada pela matriz americana do Epoch Times.

Manter a força e a massa muscular à medida que envelhecemos é fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida. Pesquisas recentes destacam uma abordagem dietética promissora para combater o declínio muscular relacionado à idade.

Um estudo de 2024 publicado na Clinical Nutrition envolvendo mais de 5.000 participantes revelou uma forte correlação entre a maior ingestão de alimentos fermentados contendo micróbios vivos (como iogurte e kimchi) e um risco reduzido de sarcopenia. A sarcopenia refere-se à perda de força e massa muscular relacionada à idade.

Essa associação se manteve mesmo após o ajuste de vários fatores de confusão, incluindo níveis de atividade física e idade.

Bobban Subhadra, CEO da empresa biofarmacêutica Biom Therapeutics, que tem doutorado em microbiologia e imunologia, disse ao Epoch Times que “a sarcopenia é uma preocupação significativa porque leva à perda progressiva de massa e força muscular, o que pode afetar gravemente a qualidade de vida de um indivíduo. Ela aumenta o risco de quedas, fraturas e deficiências, o que pode levar à perda de independência”.

Além disso, a sarcopenia está associada a outros problemas de saúde, como a síndrome metabólica, a fragilidade e o aumento do risco de mortalidade.

“À medida que as populações envelhecem, a prevalência da sarcopenia está aumentando, o que a torna um desafio de saúde pública que requer atenção em termos de estratégias de prevenção e gerenciamento”, disse Subhadra.

O papel dos micróbios na sarcopenia

Os micróbios promovem a produção de metabólitos, como os ácidos graxos de cadeia curta, que podem aumentar a sensibilidade à insulina e a homeostase da glicose e, assim, afetar a função muscular.

O equilíbrio entre a degradação e a síntese de proteínas ajuda a manter a massa muscular. Os microrganismos afetam a síntese e a degradação de determinados aminoácidos porque esses microrganismos se envolvem diretamente com as superfícies da mucosa do trato digestivo. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas.

“Temos que lembrar que a proteína é o alimento preferido de nossos músculos, e os micróbios vivos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que ajuda na síntese de proteínas”, disse Sandra Arévalo, nutricionista dietista certificada e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, com doutorado em saúde pública, ao Epoch Times.

Em uma revisão publicada em 2022 na revista Cells, os pesquisadores examinaram a interação entre a dieta e o músculo esquelético, a regulação da glicose e a microbiota intestinal para apoiar o envelhecimento saudável e reduzir o risco de sarcopenia. Os autores escreveram que a “perda de massa e função muscular não é uma consequência inevitável do processo de envelhecimento”, mas algo que pode ser evitado ou retardado com intervenções no estilo de vida e na dieta.

Chris Robert, coach de saúde certificado e proprietário da Gut Coach, uma empresa de coach de saúde sediada no Reino Unido, disse ao Epoch Times que os probióticos e os alimentos fermentados melhoram a absorção de nutrientes como aminoácidos, vitaminas e minerais, que são essenciais para a saúde muscular. Os probióticos também podem influenciar a produção de hormônios como a insulina e os fatores de crescimento, vitais para a manutenção e o crescimento muscular.

“Os probióticos podem ajudar a melhorar a absorção de nutrientes, aumentar a biodisponibilidade de aminoácidos essenciais e melhorar o metabolismo das proteínas, o que é crucial para a manutenção e o reparo muscular”, disse Subhadra.

Uma microbiota intestinal equilibrada pode reduzir ainda mais a inflamação sistêmica, um fator ligado à perda de massa muscular e à sarcopenia, disse Robert.

Avaliação da saúde do microbioma

Robert disse que sintomas como inchaço, gases, constipação, diarreia e azia podem indicar um desequilíbrio nas bactérias intestinais.

“Uma microbiota intestinal comprometida também pode enfraquecer o sistema imunológico, levando a resfriados, infecções ou doenças mais frequentes”, acrescentou.

Questões como eczema, acne ou outras irritações na pele também podem estar associadas a problemas de saúde intestinal. Devido à conexão entre o eixo intestino-cérebro, a saúde intestinal também pode influenciar o cansaço persistente, a fadiga, a ansiedade, a depressão e as mudanças de humor.

Intervenções na microbiota intestinal

De acordo com Robert, a microbiota intestinal pode ser modificada por meio de várias mudanças no estilo de vida e na dieta, como as seguintes:

– Uma dieta diversificada rica em fibras, frutas, legumes, grãos integrais e alimentos fermentados promove uma microbiota saudável. Os prebióticos, encontrados em alimentos como alho, cebola e banana, alimentam as bactérias benéficas, enquanto os probióticos introduzem bactérias benéficas vivas no intestino. Os probióticos são encontrados em alimentos como kimchi, chucrute, kombucha, iogurte e kefir.

– A ingestão de probióticos e prebióticos pode apoiar direta e indiretamente o crescimento de bactérias intestinais benéficas.

– Foi demonstrado que a atividade física regular influencia positivamente a composição e a diversidade da microbiota intestinal.

– A ingestão adequada de água ajuda a manter um revestimento intestinal saudável e promove o crescimento de bactérias benéficas.

– A redução do estresse por meio da atenção plena, meditação ou ioga pode ajudar a manter uma microbiota intestinal equilibrada.

– Os antibióticos podem perturbar o equilíbrio da microbiota intestinal. “Use-os somente quando necessário e sob a orientação de um profissional de saúde”, disse Robert.

– Um sono de qualidade apoia a saúde geral, inclusive a saúde intestinal, permitindo que o corpo se repare e se restaure.

Arévalo disse que a microbiota intestinal pode ser modificada por meio de métodos como a depleção de bactérias (por meio de uma dieta de eliminação, por exemplo) ou o transplante fecal (também conhecido como transplante de fezes, em que as fezes são coletadas de um doador saudável e introduzidas no trato digestivo do paciente).

“Precisamos ter em mente que a composição da microbiota intestinal é altamente individual e influenciada por fatores como genética, idade, dieta e ambiente. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra”, disse Robert.

Subhadra afirmou que a interação entre a microbiota intestinal e a saúde muscular é uma área emergente de pesquisa com muitas implicações para as populações em processo de envelhecimento. Ele disse que os estudos em andamento visam a elucidar os mecanismos pelos quais os micróbios intestinais influenciam a inflamação sistêmica, o metabolismo e a função muscular.

“A compreensão do eixo intestino-músculo pode levar a opções terapêuticas inovadoras para manter a saúde muscular à medida que envelhecemos”, concluiu.