Cientistas identificam nova proteína que causa cegueira relacionada à idade e descobrem terapia potencial

As descobertas podem levar a novos medicamentos para degeneração macular relacionada à idade que teriam como alvo a doença logo após o diagnóstico.

Por Cara Michelle Miller
04/10/2024 21:37 Atualizado: 04/10/2024 21:37
Matéria traduzida e adaptada do inglês, publicada pela matriz americana do Epoch Times.

Pesquisadores identificaram uma proteína que pode prevenir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), de acordo com um novo estudo publicado na revista Developmental Cell em 2 de outubro.

A DMRI é a principal causa de perda de visão entre adultos mais velhos, afetando quase 20 milhões de americanos. À medida que a população envelhece, espera-se que esse número aumente significativamente. Atualmente, não existem tratamentos que possam parar a progressão da DMRI.

“Acredito que identificamos algo que pode direcionar a doença em seu estágio inicial… Isso é muito importante”, disse a autora principal do estudo, Ruchira Singh, professora associada de oftalmologia na Universidade de Rochester, em Nova York, ao Epoch Times.

O estudo utilizou células-tronco humanas em vez de modelos animais, o que pode oferecer uma representação mais precisa do que ocorre na DMRI, segundo os pesquisadores.

“Métodos de pesquisa mais antigos eram limitados em sua capacidade de capturar aspectos importantes de células humanas saudáveis ou doentes”, observou Singh.

Pesquisadores identificam a proteína que impulsiona a DMRI

Os pesquisadores extraíram células-tronco humanas de pessoas saudáveis e pacientes com DMRI, programando-as para se transformarem em células que revestem a retina.

Em comparação com pessoas saudáveis, as células da retina de pacientes com DMRI superproduziram um tipo de proteína chamada inibidor tecidual da metaloproteinase 3 (TIMP3), o que leva ao acúmulo de gorduras e proteínas chamadas drusas. As drusas são um marcador da DMRI em estágio inicial.

Na DMRI, a mácula, parte da retina responsável pela visão nítida, é danificada.

Nos estágios iniciais, depósitos amarelos de drusas começam a se acumular na retina. Os primeiros sintomas da DMRI incluem visão embaçada ou a percepção de uma mancha preta no campo de visão central, tornando atividades diárias como leitura, direção e até mesmo reconhecimento de rostos progressivamente mais difíceis.

A DMRI seca, que representa 90% dos casos diagnosticados, é caracterizada pelo acúmulo gradual de drusas e perda lenta de visão. A DMRI úmida, menos comum e mais grave, está ligada ao crescimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina.

No estudo, os pesquisadores descobriram que o TIMP3 bloqueava outra enzima chamada metaloproteinase 2 da matriz (MMP2), que atua como uma equipe de limpeza dos olhos, removendo substâncias nocivas e mantendo os olhos saudáveis. Com menos atividade da MMP2, as drusas se acumulam, agravando a DMRI.

Aumentar os níveis de MMP2 previne a DMRI

A equipe de Singh descobriu que, ao bloquear o TIMP3, eles podiam aumentar os níveis de MMP2, que ajudam a regular a inflamação e a saúde ocular. Quando os níveis de MMP2 estão baixos, a inflamação aumenta, levando a mais acúmulo de drusas e perda de visão. Ao aumentar os níveis de MMP2, os pesquisadores conseguiram reduzir o acúmulo de drusas.

A equipe de Singh entrou com pedidos de patentes provisórias para inibidores de enzimas que podem ajudar a tratar a doença. Os próximos passos incluem estudos pré-clínicos e a determinação do melhor método de administração, como medicação oral ou colírios. Somente após essas etapas a terapia poderá ser testada e, eventualmente, disponibilizada aos pacientes.

Embora a causa exata da DMRI não seja totalmente compreendida, sabe-se que fatores genéticos e ambientais contribuem. Ter um histórico familiar de DMRI pode aumentar o risco.

Genes específicos, como o ABCA4, foram associados à condição. No entanto, a pesquisa continua para determinar o papel deles no tratamento, de acordo com uma revisão publicada na revista Clinical Interventions in Aging. Idade avançada, tabagismo, obesidade e doenças cardiovasculares aumentam o risco de DMRI. Alguns estudos também relacionam dietas ricas em gordura saturada com uma maior probabilidade de desenvolver a doença.

Dicas preventivas relacionadas ao estilo de vida

A DMRI progride em ritmos diferentes em diferentes pessoas. Até 3% das pessoas com pequeno acúmulo de drusas experimentam problemas de visão em cinco anos, enquanto cerca de 50% das pessoas com grandes drusas desenvolvem DMRI em estágio avançado e perda de visão no mesmo período.

Vitaminas diárias e suplementos nutricionais podem ajudar a retardar a progressão da DMRI seca intermediária.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), certos nutrientes beneficiam a saúde ocular, incluindo as vitaminas C e E, zinco, luteína, zeaxantina e ácidos graxos ômega-3. Esses nutrientes estão associados a um risco menor de desenvolver DMRI mais tarde na vida.

Frutas cítricas, vegetais de folhas verdes escuras, grãos integrais, peixes ricos em gordura e nozes são boas escolhas alimentares para apoiar a saúde ocular.

Além disso, a AAO recomenda uma dieta de baixo índice glicêmico para aqueles com DMRI ou em risco. O índice glicêmico indica quão rapidamente os alimentos aumentam o nível de açúcar no sangue, e dietas de baixo índice glicêmico tendem a ser ricas em vegetais não ricos em amido e grãos integrais ou minimamente processados, e pobres em alimentos processados.

A atividade física também está associada a menores chances de DMRI nos estágios inicial e avançado. A AAO observa que atividades físicas consistentes, como caminhar, andar de bicicleta, nadar e até jardinagem ativa, podem ajudar a manter os olhos saudáveis.

Sem tratamento, a DMRI seca pode progredir para a DMRI úmida, que piora rapidamente.