Cientistas descobriram possível causa da coagulação sanguínea rara relacionada à vacina COVID-19

28/05/2021 22:25 Atualizado: 28/05/2021 22:25

Por Jack Phillips

Uma equipe alemã de pesquisadores disse esta semana que pode ter descoberto o que causa a rara coagulação sanguínea em alguns destinatários da vacina COVID-19.

Rolf Marschalek, professor da Goethe University, em Frankfurt, que está envolvido em estudos que investigam a rara condição de coagulação causada pela vacina Oxford-AstraZeneca, disse que sua pesquisa mostrou que o problema pode ser desencadeado por vetores de adenovírus.

Um adenovírus – um vírus do resfriado comum que não pode se replicar – é o principal mecanismo usado pelas vacinas AstraZeneca e Johnson & Johnson, entregando as instruções genéticas para a proteína spike do vírus no corpo do receptor. Enquanto isso, as vacinas feitas pela Moderna e Pfizer usam tecnologia de mRNA.

Os cientistas alemães liderados por Marschalek disseram em um artigo de pesquisa, que ainda não foi revisado outros pesquisadores, que o problema pode ser causado quando o adenovírus entra no núcleo da célula, e não no fluido celular, onde o vírus produz proteínas.

“O ciclo de vida do adenovírus inclui a infecção das células … entrada do DNA adenoviral no núcleo e, subsequentemente, a transcrição do gene pela maquinaria de transcrição do hospedeiro”, escreveram eles, conforme o The Guardian. “E é exatamente aqui que está o problema: o pedaço de DNA viral… não é otimizado para ser transcrito dentro do núcleo.”

Marschalek disse ao The Financial Times que as vacinas baseadas em mRNA entregam o material genético do pico de proteína no fluido celular, dizendo que nunca vai para o núcleo.

“Quando esses… genes de vírus estão no núcleo, eles podem criar alguns problemas”, disse Marschalek. As vacinas com adenovírus, acrescentou, podem ser reformuladas para evitar o problema no futuro.

A Johnson & Johnson “está tentando otimizar sua vacina agora”, disse ele ao Financial Times. “Com os dados que temos em nossas mãos, podemos dizer às empresas como fazer a mutação dessas sequências, codificar a proteína spike de uma forma que evite reações de emenda indesejadas”.

A equipe alemã ainda não conversou com a AstraZeneca sobre o problema, disse Marschalek, acrescentando que, se eles entrarem em contato, posso dizer o que fazer para fazer uma vacina melhor ”.

Na Europa no início deste ano, mais de uma dúzia de países suspenderam temporariamente o uso da injeção AstraZeneca devido ao problema de coagulação do sangue. Mais tarde, o órgão regulador de medicamentos da União Europeia rescindiu a suspensão, embora a Dinamarca tenha abandonado o uso da vacina por completo.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, recomendaram mais tarde uma pausa no uso da injeção J&J após relatos de coágulos sanguíneos serem encontrados – geralmente em mulheres. Posteriormente, as agências decidiram que a vacina poderia ser usada.

Mas as vacinas de mRNA da Pfizer e AstraZeneca estão agora sendo investigadas pelo CDC depois que alguns adolescentes e jovens relataram inflamação no coração após receberem a injeção. As vacinas que usam mRNA usam ácido ribonucléico mensageiro (RNA) para criar uma proteína que estimula uma resposta imune dentro de um indivíduo.

Entre para nosso canal do Telegram.