Cientistas descobrem novo método para prevenir a perda de visão relacionada à idade

Aumentar uma proteína ligada ao envelhecimento protege contra a degeneração macular relacionada à idade.

Por Huey Freeman
01/07/2024 20:52 Atualizado: 01/07/2024 20:52
Matéria traduzida e adaptada do inglês, publicada pela matriz americana do Epoch Times.

Pesquisadores que analisam as causas potenciais da degeneração macular relacionada à idade, uma doença que afeta cerca de 20 milhões de americanos, descobriram que uma proteína específica poderia ser a chave para o sucesso do tratamento desta doença.

Um estudo publicado em 5 de junho na Science Translational Medicine descobriu que, ao aumentar a proteína IRAK-M, é fornecida proteção à retina e a doença pode ser prevenida ou o progresso da doença pode ser interrompido.

Esta opção de tratamento recém-descoberta pode proteger significativamente contra esta condição debilitante, disse o Dr. Andrew Dick, professor de oftalmologia da Universidade de Bristol, Inglaterra, num comunicado de imprensa. Ele disse que esta descoberta é a primeira abordagem de pesquisa da degeneração macular para analisar estudos do genoma, para identificar genes associados a doenças.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que afeta a visão central, mas raramente causa cegueira. É a causa mais comum de perda grave de visão em pessoas com 50 anos ou mais. A DMRI pode começar com a visão turva ou a visão persistente de um ponto preto e progredir até o ponto em que a visão central não seja mais útil.

Os fatores de risco para a doença incluem tabagismo e hipertensão. Acredita-se que a DMRI seja causada por vários fatores ambientais e de estilo de vida, mas uma causa exata não foi identificada.

A mácula é a área central da retina, o tecido nervoso na parte posterior do olho que transmite imagens através do nervo óptico até o cérebro. Não existe cura conhecida para a DMRI mas existem tratamentos que preveniram a doença ou o seu progresso.

Uma nova maneira de prevenir doenças oculares

Os pesquisadores descobriram que aumentar os níveis da proteína na retina protege contra sua degeneração. Em seu estudo, eles disseram ter identificado o IRAK-M como uma proteína chave que combate os patógenos no epitélio pigmentar da retina (EPR), a camada de células abaixo da retina que ajuda a manter a retina funcionando adequadamente.

Eles descobriram que a presença desta proteína diminuiu no EPR à medida que a idade aumentou em humanos e camundongos, e é ainda mais reduzida pela doença. O reforço das células EPR protegidas por proteínas contra processos inflamatórios que ocorrem na DMRI, “sugerem um tratamento potencial para a degeneração da retina”, disseram os pesquisadores em seu estudo.

“Nossa nova abordagem não apenas aborda os múltiplos caminhos envolvidos no tratamento da DMRI, mas também oferece a estratégia mais convincente e baseada em evidências disponíveis atualmente”, disse o Dr. Ying Kai Chan, membro da equipe de pesquisa, no comunicado à imprensa.

Devido à importância desta descoberta e doença, o Dr. Chan co-fundou a Cirrus Therapeutics, uma empresa farmacêutica, para desenvolver tratamentos para doenças oculares. Dick, que também atua como diretor do Instituto de Oftalmologia da University of College London, é cofundador da Cirrus Therapeutics.

Uma proteína ligada à doença

Em 2022, uma equipe de pesquisa do Instituto de Descobertas Médicas Sanford Burnham Prebys publicou um estudo na descoberta da estrutura de uma proteína encontrada no sangue que está relacionada à degeneração macular e outras doenças relacionadas à idade.

“As proteínas no sangue estão sob pressão constante e variável devido às diferentes formas como o sangue flui pelo corpo”, disse Francesca Marassi, professora da Prebys Medical e líder da equipe de pesquisa, em um comunicado à imprensa. “Por exemplo, o sangue flui mais lentamente através de pequenos vasos sanguíneos nos olhos em comparação com artérias maiores ao redor do coração. As proteínas do sangue precisam de ser capazes de responder a estas mudanças, e este estudo dá-nos verdades fundamentais sobre como se adaptam ao seu ambiente, o que é fundamental para direcionar essas proteínas para tratamentos futuros.”

Os pesquisadores se concentraram na vitronectina, que circula em alta concentração no sangue, entre centenas de proteínas. Eles descobriram que é “um ator fundamental em muitas doenças relacionadas à idade”, mas especialmente na degeneração macular. A vitronectina também é encontrada no colesterol.

“Essa proteína é um alvo importante para a degeneração macular porque se acumula na parte posterior do olho, causando perda de visão. Depósitos semelhantes aparecem no cérebro na doença de Alzheimer e nas artérias a aterosclerose”, disse Marassi. “Queremos entender por que isso acontece e aproveitar esse conhecimento para desenvolver novos tratamentos.”

Os pesquisadores descobriram que a proteína muda sua forma e estrutura à medida que flui pela corrente sanguínea em diferentes temperaturas e pressões. Essas alterações fazem com que ele se ligue aos íons de cálcio, que causam a formação de depósitos de placas calcificadas. Os pesquisadores disseram que esses depósitos estão associados à degeneração macular e outras doenças.

“É um rearranjo muito sutil da estrutura molecular, mas tem um grande impacto no funcionamento da proteína”, disse Marassi. “Quanto mais aprendemos sobre a proteína em um nível estrutural e mecanicista, maiores são as chances que temos de atingi-la com sucesso com tratamentos.”

O Marassi expressou a esperança de que esta descoberta leve ao desenvolvimento de tratamentos para a degeneração macular porque ajudará a indústria biotecnológica a conceber anticorpos que impeçam a ligação da proteína ao cálcio.

“Levará algum tempo para convertê-lo em tratamento clínico, mas esperamos ter um anticorpo funcional como tratamento potencial dentro de alguns anos”, disse Marassi. “E como esta proteína é tão abundante no sangue, pode haver outras aplicações interessantes para este novo conhecimento que ainda nem conhecemos.”