As taxas crescentes de disbiose intestinal apontam para como o microbioma da natureza afeta o nosso microbioma

Por Renato Pernambucano
11/11/2022 15:14 Atualizado: 11/11/2022 15:14

A partir de 2022, o mercado global de probióticos está avaliado em mais de US $60 bilhões e subindo. Os probióticos são projetados para beneficiar seu intestino, e o papel que a saúde intestinal desempenha em nosso bem-estar holístico está ganhando reconhecimento de cientistas, nutricionistas, médicos e muitos outros. Ao mesmo tempo, há um aumento surpreendente na condição de disbiose intestinal, um desequilíbrio dos microorganismos em nosso trato gastrointestinal. Hoje, os holofotes brilham sobre a questão do intestino.

Um intestino saudável é essencial para nós. Os trilhões de bactérias, arqueas, fungos e vírus em nosso intestino não são apenas essenciais para a digestão e produção de vitaminas, mas também desempenham um papel fundamental em nosso sistema imunológico, metabolismo e muitas outras funções.

Pense em nosso intestino como um ecossistema que mantemos para que funcione e nos mantenha em boa saúde. É interessante notar que o fenômeno da disbiose intestinal ocorre com frequência entre os doentes crônicos. Isto já foi observado há muito tempo. Por volta de 400 aC, Hipócrates fez a afirmação ousada de que “toda doença começa no intestino”. Esta afirmação é apoiada por uma crescente coleção de evidências científicas.

Epoch Times Photo
(Jornal Europeu de Nutrição Clínica/Creative Commons 4.0)

No entanto, a ciência emergente sugere que os alimentos que comemos todos os dias levam à disbiose intestinal.

Glúten: um potencial culpado

A sensibilidade ao glúten também é chamada de doença celíaca. Os pacientes celíacos não podem digerir adequadamente o glúten em alimentos como pão, massas e a maioria das coisas feitas com massa. Para eles, o glúten que entra no intestino resulta em uma resposta imune que comumente se espalha em condições relacionadas e não relacionadas ao trato digestivo, variando de diarréia a danos nos nervos. A doença celíaca não é a única forma de intolerância ao glúten em ascensão.

Existe uma versão menos grave da intolerância ao glúten, conhecida como sensibilidade ao glúten não celíaca. A comunidade médica, apesar de estimar a prevalência dessa condição em até 13% da população geral, não tem uma definição clara para ela.

Um caso famoso para isso seria a da Kelly Ryerson, mais conhecida como a ativista ambiental “Garota do glifosato”. Ryerson compartilhou no webinar “Glúten, Glifosato e a Industrialização do Nosso Sistema Alimentar” que ela visitou vários médicos que simplesmente prescreveram uma lista de medicamentos para sua extensa lista de problemas, mas nenhum ajudou. Um dia, um médico recomendou que ela ficasse sem glúten e consumisse orgânicos, o que de fato fez maravilhas para ela.

Ryerson experimentou uma melhora dramática em sua saúde quando filtrou meticulosamente o glúten, e ela não é a única. Um artigo da Universidade de Nebraska-Lincoln relatou que um em cada quatro americanos se autodiagnostica como intolerante ao glúten. Mas por que é que alimentos como trigo, cevada e centeio, que definem as fontes de nutrição há milênios, agora estão causando problemas alimentares nessas taxas?

O que é glúten?

O glúten é uma proteína. É o que torna o pão “pegajoso”, gostoso e o que alguns consideraram um pouco viciante.

No mesmo webinar, o Dr. John Gildea, diretor de pesquisa do Felder Core Laboratory com mais de 20 anos de experiência, explicou como o glúten é digerido. Gildea disse que quando o glúten entra no intestino, é digerido pelas enzimas pepsina e tripsina. Os peptídeos são feitos de aminoácidos, assim como um motor é feito de metal; peptídeos se juntam para formar proteínas como o glúten.

Durante este processo, existem cerca de quatro peptídeos provenientes do glúten que são potencialmente prejudiciais. Dois dos quatro induzem uma resposta imune no intestino, um é tóxico em altas concentrações e um funciona como a morfina (que é o que torna o pão um pouco viciante). Os dois primeiros também fazem com que a proteína zonulina seja liberada, o que deteriora o revestimento do intestino e leva ao intestino permeável (pdf).

Como o glúten pode causar problemas tão significativos, por que nem todos sofrem depois de comer pão e cerveja? Depois que o glúten é decomposto em vários peptídeos, eles são recebidos por enzimas na superfície do intestino que metabolizam esses componentes até o nível de aminoácidos básicos – como retirar partes de um motor. Esses peptídeos são reduzidos por uma enzima chamada Dipeptidil peptidase-4 (DPP4), que previne o intestino permeável e uma série de outros problemas.

Mas aí entra o glifosato. O glifosato foi usado pela primeira vez como limpador de cachimbo, até que as pessoas notaram que as plantas estavam morrendo onde era aplicado. Foi popularizado como o herbicida Roundup, e ainda amplamente aplicado em cultivos de OGM. Também é usado como dessecante, isto é, seca a lavoura antes da colheita para obter redimentos uniformes. Em 2016, despejamos cerca de 8,6 bilhões de kg de glifosato em nosso planeta.

Em seu ponto crucial, o glifosato é um antibiótico, o que significa que inibe o crescimento ou destrói microorganismos. De acordo com um estudo bem conhecido de 2013, depois que glifosato entra em nosso corpo, ele interrompe as bactérias e enzimas que reduzem os níveis de toxinas e outras funções metabólicas. Em termos simples, o glifosato é uma ameaça para muitas enzimas como DPP4, Citocromo P450 e o complexo NRF2 porque as oxida. Simplificando, o glifosato os torna “ferrugem”.

Embora o glifosato seja oficialmente um herbicida, grande parte da nossa exposição vem de agricultores que o pulverizam antes da colheita como dessecante. Isso produz colheitas perfeitas porque todas as plantas morrem ao mesmo tempo. Quando o glifosato chega ao nosso estômago, ele inibe as enzimas necessárias, o que dificulta o processamento adequado do glúten, entre muitas outras coisas. Isso resulta em disbiose intestinal, intestino permeável, inflamação e outros problemas.

No entanto, este não é um grito para parar de comer pão a partir de agora, nem pretende demonizar os agricultores em todo o país. Há algo maior no trabalho que acabou resultando nesse fiasco do glúten. Mas por que agora?

Em guerra com o microbioma

O Dr. Zach Bush, um educador reconhecido internacionalmente e formador de opinião sobre o microbioma, foi outro palestrante no webinar. Ele disse que há uma guerra em andamento contra a natureza e seu microbioma. Todos os organismos da gama dos reinos biológicos, visíveis a olho nu ou não, estão ligados uns aos outros.

A “guerra” começou na virada do século 20, onde a revolução agrícola mudou a maneira como cultivamos. A especialização e a mecanização permitiram a proliferação da produção agrícola, o que levou à questão das monoculturas. Normalmente, a biodiversidade encontrada na natureza é uma zona tampão orgânica e inibe a rápida propagação de uma determinada doença. Portanto, plantar uma monocultura em áreas massivas pode ser potencialmente catastrófico.

Um exemplo é a produção de soja. Devido à alta demanda de soja, é mais eficiente produzi-la em massa aplainando o máximo de terra possível, despejando fertilizantes na área, plantando dezenas da safra.

Mas quando uma planta de soja contrai algum tipo de doença, não há muito amortecedor natural para evitar uma rápida disseminação por campos inteiros. Na natureza, a biodiversidade atua como um grande equalizador que lida sozinha com quaisquer anomalias; a indústria agrícola substituiu esta condição fundamental por antibióticos e pesticidas.

Paralelamente, após a Segunda Guerra Mundial, a base para fertilizantes sofreu uma mudança cardinal. Como a guerra levou os países a investir fortemente em sua indústria química e petrolífera, o que restou foi posteriormente canalizado para a agricultura.

Os fertilizantes eram tradicionalmente feitos organicamente usando materiais em decomposição, mas hoje são principalmente à base de petróleo. Os fertilizantes químicos são mais potentes, mais baratos de fabricar e contêm uma mistura de resíduos de metais pesados ​​da perfuração. Para lidar com as ervas daninhas que encontraram um local confortável nos campos de monocultura, herbicidas como o glifosato.

Misturas como o glifosato foram tão bem-sucedidas que cepas inteiras de OGM puderam ser desenvolvidas para suplementá-las. Culturas populares como a soja tornaram-se “resistentes ao Roundup” e distribuídas globalmente.

De acordo com Bush, 97% de nossos solos aráveis ​​perderam sua vitalidade. Temos acres e acres de monoculturas, no sentido de que não só a flora e a fauna se encontram desequilibradas, mas também os micronutrientes, bactérias, fungos e outros microrganismos que permeiam o microcosmo abaixo da superfície da terra. Se o equilíbrio natural do solo arável for interrompido, isso significa que a própria natureza tem disbiose intestinal.

As monoculturas sozinhas não podem ser culpadas pela “disbiose da natureza”. Embora muitos pesticidas, fungicidas e herbicidas possam não prejudicar os seres humanos, eles acabam interrompendo os microrganismos da natureza. Isso não é visível a princípio porque o solo, seja estéril ou misturado com organismos, parece mais ou menos o mesmo. Testes de laboratório também dizem que esses agroquímicos nas plantações estão em um “nível aceitável”, mas isso significa apenas que eles não nos prejudicarão ou nos matarão. No entanto, Gildea diz que eles provavelmente eliminarão os microorganismos do nosso corpo.

Como mencionado anteriormente, o glifosato tem a capacidade de interromper muitos processos metabólicos saudáveis ​​em nossos corpos, mas pesquisas descobriram que às vezes é difícil determinar quanto dele é distribuído em campos em todo o país. Apesar de vários trabalhos de pesquisa indicarem que processos como a dessecação resultam em maiores quantidades de glifosato em nossos alimentos, os resultados ainda são preocupantes porque o glifosato não é o único produto químico usado pela indústria agrícola, é simplesmente o mais conhecido das substâncias.

A Monsanto, uma empresa química fundada em 1901, tornou-se um divisor de águas nos anos 80, desenvolvendo a primeira safra geneticamente modificada. Na virada do século, era um ator-chave, dominando áreas como milho, algodão, soja, sementes de hortaliças e herbicidas.

Também se tornou um alvo público com seu envolvimento em “sementes exterminadoras” – sementes destinadas a render apenas uma colheita – e DDT, Agente Laranja e lobby prolífico do governo. A Monsanto foi alvo de vários processos judiciais e foi comprada pela Bayer em 2018. Dois anos depois, a Bayer prometeu pagar acordos nos processos anteriores da Monsanto, e a empresa agroquímica não existe mais legalmente.

A Monsanto era apenas uma das muitas corporações que ainda investiam pesadamente na agricultura. A Syngenta fabrica o espectro de produtos químicos pulverizados em nossos campos, a Nutrien fabrica fertilizantes e a Bayer faz o mesmo. Esses gigantes da agricultura industrial são um componente-chave da cadeia de suprimentos de alimentos.

Eles também gastam milhões fazendo lobby junto ao governo. De acordo com a pesquisa do Environmental Working Group em 2015, grandes empresas de alimentos e biotecnologia divulgaram US$ 51,6 milhões no primeiro semestre do ano, parte ou a totalidade dos quais foram gastos em lobby por legislação destinada a derrotar a rotulagem de Organismos Geneticamente Modificados (OGM). Eles também financiam pesquisas, desenvolvem variedades de culturas de vanguarda e muito mais.

Bush passou um tempo educando os senadores sobre o estado da agricultura e diz que eles estão “bastante interessados ​​em abordar essa questão porque agora [porque] eles realmente querem um sistema alimentar saudável e sabem que está quebrado”.

Uma questão mais ampla, disse Bush, é que especialistas são apenas especialistas em seus campos, então poucas pessoas estão examinando a questão de alto nível.

Por exemplo, os padrões regulatórios para níveis aceitáveis ​​de pesticidas são baseados no que é considerado prejudicial à saúde humana. Embora ético, isso desconsidera a saúde da biosfera de forma mais holística. As bases estabelecidas por bactérias, fungos e outros microrganismos impactam toda a cadeia alimentar, assim como a contaminação do krill eventualmente leva a peixes com níveis anormalmente altos de toxinas, uma grande alteração no microbioma inevitavelmente chegará à superfície, afetando nosso saúde. É difícil para os especialistas considerarem universalmente esses fatores ao aprovar agroquímicos, pois há muito o que enfrentar.

Eles não apenas ficariam sobrecarregados se considerassem todos os organismos, mas apenas pensar nos humanos em relação a um determinado produto químico já é extraordinariamente complexo.

Por exemplo, a exposição ao glifosato está bem abaixo do limite médio. No entanto, o glifosato não é o único produto químico adicionado à mistura. Roundup é simplesmente um herbicida à base de glifosato (GBH), o que significa que existem vários herbicidas que variam em conteúdo químico.

Pesquisas preliminares concluíram que o glifosato pode sinergizar-se com outros produtos químicos para induzir doenças renais, então e os outros pesticidas, fertilizantes e coquetéis químicos pulverizados nos campos? E se você usar pesticida ‘X’ junto com herbicida ‘Y?’

Esta é uma questão monumental com a qual os reguladores estão sobrecarregados, mas aqueles com quem Bush falou estavam prontos para agir. Eles disseram a Bush: “Temos que acabar com essa situação. Como vamos fazer isso?”

Revertendo a disbiose

Há uma série de práticas agrícolas que não perturbam o equilíbrio do ecossistema. Um relatório de 2007 afirmou que pelo menos 77 milhões de acres de terras agrícolas em todo o mundo são cultivados sem produtos químicos agrícolas. De acordo com o relatório das Nações Unidas de 2021, havia 72,3 milhões de hectares de terras agrícolas manejadas organicamente. No entanto, direcionar o sistema agrícola para uma direção mais saudável exigirá intervenção do governo, esforço generalizado e algum tempo, então aqui está o que você pode fazer hoje.

Em primeiro lugar, importa o que você come. Isso não significa examinar sua dieta apenas quando surge desconforto. Dê uma olhada no que você está comendo todos os dias, porque uma dieta equilibrada nutre um intestino saudável o que ajuda muitas coisas a se manterem nos trilhos. Apontar para o orgânico é ótimo, pois mesmo as culturas não transgênicas são dessecadas com glifosato pré-colheita. Verifique os rótulos nas embalagens e veja o quanto você reconhece. Se você acha que parece uma sopa de letrinhas, provavelmente não quer ser servido.

Se você estiver disposto a reduzir certos itens de sua dieta, seja glúten, álcool ou lanches açucarados, mas não estiver totalmente convencido de seus benefícios, acompanhe-os. Tente sua dieta normal por uma semana e anote como você se sente, depois faça o mesmo depois de mudar as coisas. No final, os resultados devem falar por si mesmos – confie no seu instinto. Claro, sempre consulte um especialista, como um nutricionista, se você não tiver certeza.

Durante o webinar, Ryerson disse que parece haver um forte estigma social contra a dieta sem glúten, especialmente entre os homens. Ela compartilhou a história de um amigo com um filho diagnosticado com doença de Crohn, uma doença grave da IBS ligada à disbiose intestinal. Seu amigo, apesar de receber recomendações de especialistas de que deveria ficar sem glúten, recusou a dieta alternativa e disse que as pressões sociais seriam muito grandes.

No entanto, a saúde não é uma questão de brincadeira e não se é “fraco” simplesmente devido a uma dieta diferente. É pior não poder fazer uma escolha alimentar independente. Sair para comer pode apresentar dificuldades, mas pode valer a pena verificar as ofertas de um restaurante com antecedência. Os menus hoje em dia também costumam ter muitos rótulos por conveniência.

Mudar sua dieta para consumo apenas de orgânicos, sem glúten ou algo semelhante nunca foi tão fácil, dada a abundância de substitutos no mercado. Há também uma boa quantidade de suplementos nutricionais por aí, como probióticos e extratos de especiarias. Dietas especiais podem trazer certas deficiências nutricionais, então você deve consultar um médico para garantir que seus níveis estejam no verde.

Ao comprar alimentos, você sempre pode fazê-lo localmente, como de uma fonte confiável ou de marcas que você sabe que produzem com responsabilidade. Eles tendem a ser um pouco mais caros porque podem fazer parceria com pequenos agricultores que produzem de forma segura e sustentável. É vital fazer uma escolha holística, pois sua saúde não deve ser inferior à sua carteira. Economizar dinheiro hoje para comprar produtos de baixo custo pode significar esvaziar suas economias no hospital alguns anos depois.

Outra maneira de fazer uma mudança é passar pelos níveis de governo e expressar suas opiniões. Entre em contato com seus representantes locais, distritais ou estaduais e conte a eles sobre as questões que lhe interessam. A razão pela qual eles foram eleitos para o cargo é servir ao povo, mas eles não podem fazer seu trabalho se você não lhes disser o que você precisa.

As questões que se desenvolveram ao longo de décadas só podem ser gradualmente revertidas. O que quer que tenha acontecido, aconteceu, e não é bom ficar remoendo o passado. Olhando para frente, saiba que todo esforço que você fizer hoje mudará um pouco o seu mundo amanhã. Você decide o que vai para o seu estômago, o que vai mudar e qual opção combina mais com você. Nosso sistema alimentar mudou fundamentalmente ao longo do século passado – é hora de fazermos algo a respeito.

As opiniões expressas neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Epoch Times. A Epoch Health acolhe discussões profissionais e debates amigáveis.

Entre para nosso canal do Telegram