Alimentos serão geneticamente modificados mais do que você imagina

Por Camille Su
18/10/2022 12:37 Atualizado: 18/10/2022 12:37

A edição genética tem sido usada principalmente para pesquisa, tratamento e prevenção de doenças. Atualmente, essa tecnologia está sendo cada vez mais aplicada para modificar produtos agrícolas a fim de criar espécies mais “perfeitas”. Mais e mais alimentos geneticamente modificados estão aparecendo no mercado, incluindo tomates ricos em nutrientes e óleo de soja com zero gordura trans.

Alguns argumentam que os alimentos editados por genes são mais seguros do que os alimentos geneticamente modificados (GM) (pdf). O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) especificou em 2018 que a maioria dos alimentos geneticamente modificados não precisa ser regulamentada. Mas será que esses alimentos, que cada vez mais vão aparecer na mesa, são realmente isentos de riscos?

Modificação genética 2.0: alimentos editados por genes podem se tornar mais disponíveis

Em setembro de 2021, o primeiro alimento editado por genes – tomates Sicilian Rouge – feito com a tecnologia CRISPR-Cas9 estava oficialmente à venda.

Este tomate editado por genes contém altos níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), que ajuda a baixar a pressão arterial e ajuda no relaxamento.

Pesquisadores japoneses removem um gene do genoma do tomate comum. Depois que o gene é removido, a atividade de uma enzima nos tomates aumenta, promovendo a produção de GABA. O teor de GABA neste tomate é quatro a cinco vezes maior do que o de um tomate normal.

Warren H. J. Kuo, professor emérito do Departamento de Agronomia da Universidade Nacional de Taiwan, explica que tanto a edição de genes quanto os organismos transgênicos são modificações genéticas, também conhecidas como engenharia genética.

A técnica mais antiga foi a modificação genética, ou seja, transgênica – na qual uma planta ou animal está inserindo um gene de outra espécie, como um gene bacteriano específico. O objetivo de modificar artificialmente plantas e animais é melhorar sua resistência contra doenças e secas, promover taxas de crescimento, aumentar a produtividade ou melhorar o conteúdo de nutrientes. No entanto, o produto acabado exibirá os genes das espécies estranhas.

Kuo diz que a modificação transgênica é “modificação genética 1.0”, enquanto a edição genética é “modificação genética 2.0”. A edição de genes modifica diretamente os genes do próprio organismo, de modo que a maioria deles não exibe genes estranhos. No entanto, a técnica de edição de genes mais comum, CRISPR-Cas9, introduz genes estranhos como ferramentas de edição e, em seguida, remove os genes estranhos transplantados.

Enquanto tomates editados por genes estavam no mercado, o Japão também aprovou dois tipos de peixes geneticamente modificados com CRISPR – baiacu-tigre e goraz. Esses peixes são geneticamente editados para acelerar o crescimento muscular. Entre eles, o baiacu-tigre editado por genes pesa quase o dobro das espécies comuns.

Em 2019, os Estados Unidos usaram outra técnica anterior de edição de genes para criar óleo de soja com zero gordura trans e o introduziram no mercado.

Alimentos editados por genes que também foram aprovados para venda em todo o mundo agora incluem soja, milho, cogumelos, canola e arroz.

O número de alimentos geneticamente modificados no mercado provavelmente aumentará. Os pedidos de patente relacionados a produtos agrícolas comerciais editados pelo CRISPR dispararam desde o período 2014/2015.

Alimentos geneticamente modificados podem representar 2 grandes riscos

Os defensores da modificação genética acreditam que este é um método para aperfeiçoar a produção agrícola e resolver problemas como pragas, secas e deficiências nutricionais. Mas a tecnologia ainda é uma faca de dois gumes.

“A engenharia genética realmente tem seus benefícios no curto prazo, mas pode trazer armadilhas no longo prazo”, disse Joe Wang, biólogo molecular. Wang é atualmente colunista do Epoch Times.

O gado sem chifres já foi a celebridade do reino animal, aparecendo nas notícias uma após a outra.

Muitas raças de gado leiteiro têm chifres, mas são descornados para evitar que prejudiquem humanos e outros animais e para economizar mais espaço no comedouro. Para resolver o “problema” dos chifres, a empresa de edição de genes, Recombinetics, produziu com sucesso gado sem chifres com técnicas de edição de genes há muitos anos.

A empresa simplesmente adicionou algumas sequências de DNA ao genoma do gado comum e seus descendentes também não desenvolveram chifres.

No entanto, alguns anos depois, aconteceu um acidente.

A FDA descobriu que uma sequência genética modificada de um touro continha um trecho de DNA bacteriano, incluindo um gene que confere resistência a antibióticos, que tem sido uma das crises globais de saúde nos últimos anos. Os cientistas não estão claros se esse gene em gado editado por genes representará um risco maior do que o esperado ou não, e a FDA enfatizou que é livre de riscos. No entanto, John Heritage, um microbiologista aposentado da Universidade de Leeds, disse ao MIT Technology Review que o gene de resistência a antibióticos pode ser absorvido por bactérias intestinais em bovinos e pode criar oportunidades imprevisíveis para sua disseminação.

Na verdade, este é um dos riscos atualmente percebidos de alimentos geneticamente modificados.

Acidentes genéticos, novas toxinas?

O problema com acidentes inesperados no processo de modificação genética ocorre em alimentos GM, porque as técnicas transgênicas não podem controlar onde o gene estranho está embutido no cromossomo.

Kuo usou o exemplo de um estudo que comparou a proteína da soja transgênica e da soja não transgênica. Essas sojas transgênicas foram inicialmente incorporadas com um gene estranho e deveriam ter apenas uma proteína que não existia antes. No entanto, a comparação mostrou que havia uma diferença de cerca de 40 proteínas entre as duas: metade das proteínas estava originalmente presente, mas desapareceu após a modificação transgênica; a outra metade não estava presente, mas foi adicionada após a modificação transgênica.

Em contraste, as técnicas emergentes de edição de genes permitem uma modificação mais precisa de genes específicos (pdf). É como um alfaiate modificando uma seção de um zíper cortando um segmento específico e substituindo-o por um novo. No entanto, pode haver erros e mudanças inesperadas no processo de corte e reparo, e outra seção semelhante do zíper também pode ser cortada.

Kuo diz que esse processo pode ter efeitos colaterais imprevistos; por exemplo, se durante isso forem produzidas novas proteínas causadoras de alergias ou novas toxinas.

“O procedimento de engenharia genética, e isso inclui edição de genes, tem o potencial de danificar o DNA”, disse o geneticista molecular Dr. Michael Antoniou, chefe do Grupo de Expressão Gênica e Terapia do King’s College London, em uma entrevista em abril de 2022. “Se você alterar a função do gene, você altera automaticamente a bioquímica da planta… incluída nessa bioquímica alterada pode ser a produção de novas toxinas e alérgenos… essa é minha principal preocupação.”

Mais uso de herbicidas?

Outra grande preocupação com os alimentos GM são os resíduos de herbicidas.

A maioria das culturas, sejam geneticamente editadas ou geneticamente modificadas, possuem genes resistentes a herbicidas incorporados a elas. Isso é feito para que os herbicidas aplicados nas plantações controlem as plantas daninhas, e assim as próprias plantações não sejam prejudicadas.

Ao plantar culturas resistentes a herbicidas, os agricultores podem usar herbicidas de forma bastante liberal. Mas, a longo prazo, as ervas daninhas que os agricultores estão eliminando também se tornam cada vez mais resistentes aos herbicidas, resultando em um ciclo de maior uso e resistência a herbicidas.

Desde a introdução de culturas GM resistentes a herbicidas em 1996, os herbicidas têm experimentado um crescimento significativo na aplicação a cada ano. Os resíduos de herbicidas nas culturas cultivadas também estão aumentando.

Um dos herbicidas mais utilizados é o glifosato sob o nome comercial, Roundup. A Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC) classifica o glifosato como um carcinógeno do Grupo 2A que provavelmente é carcinogênico para humanos.

A pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stephanie Seneff, e  consultor científico, Anthony Samsel, disseram em seu estudo que 80% das culturas GM, especialmente milho, soja, canola, algodão, beterraba e alfafa, são especificamente introduzidas com genes de resistência ao glifosato.

Além das preocupações cancerígenas, o glifosato pode ter efeitos mais nocivos. Eles coletaram e revisaram 286 estudos e indicaram que o glifosato inibe a atividade de uma enzima nas mitocôndrias das células do fígado – citocromo P450 – que tem a capacidade de desintoxicar e decompor substâncias tóxicas estranhas. Além disso, o glifosato também tem efeitos adversos na microbiota intestinal.

Esses efeitos não são imediatamente aparentes, mas a longo prazo podem contribuir para doença inflamatória intestinal, obesidade, depressão, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), autismo, Alzheimer, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), esclerose múltipla, câncer, infertilidade e anormalidades do desenvolvimento.

Um estudo em animais publicado na Environmental Health mostra que a exposição a longo prazo a doses ultra baixas de glifosato, ainda causam doenças hepáticas e renais em ratos.

Os alimentos geneticamente modificados devem ser regulamentados?

O debate sobre se os alimentos transgênicos são seguros ou não ainda não foi resolvido. Muitos defensores da modificação transgênica e da edição de genes acreditam que as pessoas comem culturas GM há mais de 20 anos e ainda não há evidências de que tenham causado problemas à saúde humana. Outros argumentam que contribuem para danos de longo prazo que ainda estão sendo medidos.

Kuo disse que os alimentos transgênicos não são uma droga altamente tóxica que causa problemas imediatos. Os problemas de saúde podem ser o resultado de algo cumulativo e difícil de relacionar com uma única causa alimentar. Se os alimentos GM são os culpados de tais problemas de saúde não foi comprovado, nem descartado.

Atualmente, vários países adotaram um princípio de alerta antecipado para alimentos GM, estipulando que os comerciantes rotulem seus produtos. É decisão do consumidor comprá-los ou não.

Os alimentos editados por genes exigirão rotulagem específica? Alguns argumentam que, como esses alimentos não exibem genes estranhos, não deveria haver tal regulamentação. Kuo acredita que este é um argumento enganoso, uma vez que a ferramenta usada para editar os genes originais eram de fato genes estranhos, e o método traz o risco de que esses genes estranhos não sejam completamente removidos.

Atualmente, os regulamentos para alimentos editados por genes em vários países são muito mais flexíveis do que os de alimentos transgênicos.

O USDA tem afirmado consistentemente que os produtos agrícolas editados por genes não são regulamentados. Os tecnólogos de plantas geralmente recebem luz verde dentro de meses após o envio de consultas à agência, permitindo que eles cultivem alimentos editados por genes sem supervisão.

Além dos Estados Unidos, Brasil e Austrália e outros países também adotaram abordagens regulatórias semelhantes. Os regulamentos europeus são ainda mais rigorosos.

Antoniou argumenta que, como esses produtos agrícolas transgênicos não são monitorados, os genes inesperados que eles carregam são liberados no meio ambiente e causarão danos a ele. Eles também podem causar danos ao público devido ao entendimento insuficiente da comunidade científica sobre seus riscos.

Wang disse que os cientistas que apoiam a edição de genes acreditam que o que estão fazendo agora também acontecerá na natureza, embora em um ritmo mais lento. Eles simplesmente aceleram. “No entanto, os humanos não são deuses e não podem controlar tudo. Quando os humanos fazem essas coisas, as chances de erros e perigos são definitivamente maiores do que o que acontece naturalmente”, disse Wang.

“Nós, humanos, violamos as leis da natureza há muito tempo”, disse Kuo.

Entre para nosso canal do Telegram