A cura natural para a saúde mental

Tempo na natureza, longe de telas e pessoas, pode ser a coisa certa para a cura — sugestões de um excursionista renovado.

Por Emma Tekstra
06/08/2024 11:15 Atualizado: 06/08/2024 11:15
Matéria traduzida e adaptada do inglês, publicada pela matriz americana do Epoch Times.

Opinião sobre saúde

Poucos dias depois de o mundo quase ser paralisado por uma falha tecnológica, tive a oportunidade de ir ao Parque Nacional das Sequoias para deixar meu filho e três amigos, que estavam iniciando uma trilha de oito dias chamada High Sierras Trail (Trilha das Altas Sierras, em uma tradução livre). Esta trilha percorre 112,6 Km milhas por todo o parque e culmina no Monte Whitney, a montanha mais alta dos Estados Unidos continentais, com mais de 14.000 pés.

São seis horas de carro da nossa casa até Crescent Meadow, o início da trilha já bem dentro do parque. Então, eu ia caminhar com eles alguns quilômetros, acampar na primeira noite e depois voltar pela manhã, enquanto eles continuavam. Eu estava ansioso por essa viagem como uma pausa bem-vinda das pressões do trabalho nas últimas semanas e meses.

Mas tirar dois dias de folga no meio da semana tinha suas próprias pressões e minha saúde mental estava se deteriorando com fins de semana de trabalho regulares e nenhuma pausa formal no verão. Eu me colocaria na categoria de sobrecarregado, dado que várias frentes do meu trabalho autônomo competiam, deixando pouco espaço para o equilíbrio.

O poder da natureza

É bem conhecido que a sua saúde mental tem um grande impacto na sua saúde física e, com certeza, no dia anterior à viagem, acordei com dor de garganta e o cansaço que se sente quando um vírus de resfriado está tentando te derrubar.

Não queria atrapalhar os planos do meu filho, então, após algumas reuniões inevitáveis, desliguei o computador e passei a tarde no sofá. Muitas doses de vitamina C e D, zinco, quercetina e caldo de galinha. Já tinha preparado o equipamento de trilha, então estava tudo pronto na porta de casa naquela noite, indo para a cama cedo.

O dia começou às 4h45 da manhã. Os três amigos chegaram à nossa casa e saímos logo após as 5h. Eu estava meio atordoado, para ser honesto, mas focado apenas em dirigir enquanto meu filho navegava e os outros garotos cochilavam. Após pedir nossa permissão no acampamento Lodgepole, fizemos alguns passeios turísticos pelas sequoias gigantes e depois nos dirigimos ao início da trilha HST.

Não posso dizer que estava cheio de energia, mas estar na natureza é como uma transfusão completa de sangue para mim. Apenas 15 minutos na HST e a paisagem é de tirar o fôlego. Você percebe como nós, humanos, somos pequenos e insignificantes em comparação com tudo o que a natureza oferece e sustenta.

Da diversidade do chão da floresta às rochas, árvores e montanhas além, fui instantaneamente transportado para um tempo antes da tecnologia—quando a vida era mais simples, mais lenta, e entendíamos implicitamente nosso lugar neste universo. O homem não controla este mundo. Nossa dependência da tecnologia saiu seriamente do controle. Nosso ritmo de vida não é o que Deus pretendia.

Embora eu frequentemente escreva ou ensine sobre como os seres humanos precisam de outros seres humanos na vida real (ou seja, não em uma tela), neste caso, tenho que enfatizar o poder de se afastar de outros humanos para existir na natureza.

A terapia da natureza, também conhecida como Shinrin-yoku ou banho de floresta, tem sido cientificamente comprovada para melhorar a saúde mental. No entanto, minha discussão aqui não é tanto sobre a ciência, mas para propor algumas sugestões que qualquer pessoa pode tentar facilmente para ver como funcionam para elas.

Uma surpresa inesperada

Minha caminhada neste dia em particular foi bastante difícil, pois começamos de casa ao nível do mar, dirigimos até 6.000 pés e depois caminhamos até cerca de 8.000 pés com uma mochila de nove quilos nas costas (leve em comparação com os 23 quilos dos garotos para sustentar eles por oito dias).

Houve muito ofegar e bufar e eu tive que me concentrar apenas em colocar um pé na frente do outro, o que significava que meus pensamentos não podiam divagar para o que eu não estava fazendo na minha mesa.

Nosso destino para a noite se chamava Buck Creek e tinha vistas incríveis das montanhas da Sierra Nevada e uma grande quantidade de água corrente, manzanitas e flores silvestres de todas as formas, tamanhos e cores. Comemos comida de trilha ao ar livre, fizemos uma pequena fogueira em uma pequena área fornecida pelos guardas florestais e estávamos abrigados em nossas tendas antes mesmo de escurecer.

Na manhã seguinte, vimos o sol nascer sobre as montanhas enquanto tomávamos café da manhã, arrumávamos nossas coisas e reabastecíamos nossas garrafas de água.

Despedi-me do meu filho enquanto seguíamos nossos caminhos separados e ele e seus amigos continuavam sua trilha. Observei-os caminhando até desaparecerem na distância antes de me virar e voltar para o início da trilha.

Esses oito quilômetros de caminhada solo em alguns dos cenários mais bonitos da Terra fizeram mais pela minha saúde mental do que qualquer número de sessões de terapia. Mas Deus tinha mais reservado para mim.

Ao contornar uma curva da trilha muito estreita cortada na montanha, vi uma ursa e seu filhote caminhando em minha direção. Recuei alguns metros e escalei um pouco a encosta da montanha para sair da trilha. Prendi a respiração tentando lembrar de qualquer conselho que os guardas florestais nos deram.

Quando ela virou a esquina, olhou diretamente para mim, depois para a encosta e depois para o seu filhote. Ela estava claramente tão incomodada com a minha presença quanto eu estava com a dela. Mas ela não ficou agressiva—talvez me reconhecendo como outra mãe que havia deixado seu próprio filhote dois quilômetros atrás.

O pequeno filhote subiu em uma árvore na encosta à minha frente e ficou a pelo menos seis metros de altura, reclamando com sua mãe. Ela eventualmente continuou sua jornada. Não foi até eu começar minha jornada novamente, indo um pouco mais adiante na trilha, que o filhote desceu da árvore e ficou lá me observando por um tempo. Foi bastante mágico. Tive que me virar para sair antes que ele seguisse sua mãe.

(Courtesy Emma Tekstra)
Cortesia de Emma Tekstra

Meu coração estava batendo forte, mas senti que Deus estava apenas me mostrando o que era importante na vida e, mais de um dia depois, enquanto escrevo isso, a sensação ainda não me deixou. Minha lista de tarefas não ficou mais curta, mas me sinto mais em paz do que há muito tempo.

E aquele vírus de resfriado que estava tentando me derrubar? Completamente evaporado. Mesmo com todo o esforço físico desses dois dias, o ar fresco e a beleza natural me curaram.

Percebo que nem todos têm a oportunidade ou a capacidade física de fazer uma trilha em um parque nacional, mas estar na natureza é uma necessidade inata do corpo e do cérebro humanos. Pessoas como Richard Louv, autor de “A Última Criança na Floresta”, acreditam que nossa exposição reduzida à natureza nos últimos anos está impulsionando grande parte da redução da nossa saúde, especialmente das crianças.

Minhas sugestões

Aqui estão algumas ideias para melhorar sua saúde mental com a “cura da natureza”:

•  Nunca é tarde para começar: Caminhar não é apenas uma atividade para jovens. Conhecemos o Mark, de 80 anos, no nosso acampamento, que faz uma viagem solo de vários dias todos os anos.

•  Faça sua pesquisa: Use recursos como o aplicativo All Trails para encontrar trilhas próximas à sua casa ou em um local específico. Leia as avaliações, as condições recentes e o nível de dificuldade para garantir que você está preparado.

•  Comece pequeno: Uma caminhada em um parque local pode gradualmente se transformar em uma trilha de três quilômetros em uma área selvagem, depois uma caminhada de meio dia, até uma excursão de um dia inteiro que necessita de várias refeições ao longo do caminho.

•  Equipamento: O único equipamento que você precisa para começar é um par de sapatos de caminhada resistentes. Você pode comprar um par de segunda mão a um preço bastante acessível para ver se gosta da atividade. Uma garrafa de água de algum tipo também é essencial.

•  Sujeira e insetos fazem parte da experiência: Se isso te incomoda, sugiro uma cura de dessensibilização—apenas saia e faça. Prometo que as memórias e o impulso para a saúde mental superarão qualquer desconforto temporário.

•  Verifique o clima e vista-se adequadamente: Como os britânicos costumam dizer—não há clima ruim, apenas roupas inadequadas!

•  Procure opções acessíveis para aqueles que não podem caminhar ou precisam de assistência. Muitos parques nacionais e locais têm se esforçado muito para tornar a natureza e vistas incríveis acessíveis a todos.

As opiniões expressas neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Epoch Times