Exclusivo: amostras dos primeiros pacientes com COVID de Wuhan tiveram Henipah geneticamente modificado, um dos dois tipos de vírus enviados do laboratório canadense

26/08/2021 17:45 Atualizado: 27/08/2021 06:20

Por Omid Ghoreishi

Amostras dos primeiros pacientes  COVID-19 de Wuhan revelam a presença do vírus Henipah geneticamente modificado, descobriu um cientista americano.

Henipah foi um dos dois tipos de vírus enviados para a China por cientistas nascidos no país de um laboratório canadense no centro de uma polêmica sobre a demissão dos cientistas e a colaboração com pesquisadores militares chineses. Não está claro se o vírus encontrado nas amostras chinesas está relacionado às amostras de vírus enviadas pelo laboratório canadense, que foram enviadas no final de março de 2019.

A descoberta foi confirmada para o Epoch Times por outro cientista qualificado.

A evidência foi encontrada pela primeira vez pelo Dr. Steven Quay, um médico-cientista baseado em Seattle e ex-membro do corpo docente da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, que analisou as primeiras amostras do COVID-19 enviadas por cientistas do Institudo de Virologia de Wuhan ( WIV ) logo depois que a China informou a Organização Mundial da Saúde sobre o surto de SARS-CoV-2.

A virologista chinesa Shi Zhengli é vista dentro do laboratório P4 em Wuhan, China, em 23 de fevereiro de 2017 (Johannes Eisele / AFP via Getty Images)

As amostras dos pacientes, que supostamente apresentavam uma “ doença de pneumonia não identificada” em dezembro de 2019, foram enviadas para o banco de dados de sequência genética, GenBank, no site do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

Quay disse que enquanto outros cientistas ao redor do mundo estavam mais interessados ​​em examinar o genoma do SARS-CoV-2 nas amostras enviadas pelos cientistas do WIV, ele queria ver o que mais estava nas amostras coletadas dos pacientes.

Então, ele colaborou com alguns outros cientistas para analisar as sequências das amostras.

“Começamos a pescar coisas estranhas dentro do local”, disse Quay ao Epoch Times.

O que eles descobriram, disse ele, são os resultados do que poderia ser a contaminação de diferentes experimentos no laboratório que chegaram até as amostras, bem como evidências do vírus Henipah.

“Encontramos manipulação genética do vírus Nipah, que é mais letal do que o Ebola”. Nipah é um tipo de vírus Henipah.

O Epoch Times pediu a Joe Wang, PhD, que anteriormente liderou um programa de desenvolvimento de vacina para SARS no Canadá com uma das principais empresas farmacêuticas do mundo, que verificasse a descoberta. Wang é atualmente o presidente da NTD Television Canada, empresa irmã do Epoch Times no Canadá.

Depois de examinar as evidências, Wang disse que foi capaz de replicar as descobertas de Quay sobre o vírus Henipah. Ele explica que a manipulação genética do vírus foi provavelmente para fins de desenvolvimento de vacinas.

Documentos divulgados pelo governo canadense afirmam que o uso pretendido pelo WIV das amostras de vírus enviadas pelo Canadá era “cultura de vírus de estoque”, o que em termos mais simples significa armazenar os vírus enquanto os mantém vivos. A manipulação genética não estaria no escopo desta descrição.

Laboratório de Winnipeg

A demissão da cientista chinesa Xiangguo Qiu e seu marido, Keding Cheng, do Laboratório Nacional de Microbiologia (NML) em Winnipeg tem sido objeto de muita controvérsia no Canadá, com os partidos da oposição pressionando o governo por mais detalhes sobre o caso, e o governo se recusando a divulgar informações citando questões de segurança nacional e privacidade.

Qiu e Cheng, juntamente com vários estudantes chineses, foram escoltados para fora do NML, o único laboratório do Canadá designado no nível de contenção 4 – ou P4, o nível mais alto de biossegurança – em meio a uma investigação policial em julho de 2019. Os dois cientistas foram formalmente despedidos em janeiro de 2021 .

A Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC), que é responsável pelo NML, disse que a rescisão foi o resultado de um “assunto administrativo” e “possíveis violações de protocolos de segurança”, mas se recusou a fornecer mais detalhes, citando segurança e preocupações com a privacidade.

O presidente da Câmara, Anthony Rota, adverte o presidente da Agência de Saúde Pública do Canadá, Iain Stewart, na Câmara dos Comuns em 21 de junho de 2021, por não fornecer documentos relacionados à demissão de dois cientistas do Laboratório Nacional de Microbiologia em Winnipeg (The Canadian Press / Sean Kilpatrick)

Durante seu tempo no NML, Qiu viajou várias vezes para o WIV em uma capacidade oficial, ajudando a treinar o pessoal no nível 4 de segurança. O Globe and Mail relatou posteriormente que os cientistas do NML têm colaborado com pesquisadores militares chineses em patógenos mortais, e que um dos pesquisadores militares chineses trabalhou no laboratório de alta segurança de Winnipeg por um período de tempo.

Documentos e e-mails divulgados pelo PHAC mostram que o envio de amostras de Henipah e Ebola foi feito com a permissão das autoridades do NML.

Em um dos e-mails enviados em setembro de 2018, David Safronetz, chefe de patógenos especiais da PHAC, informa o então chefe do NML Matthew Gilmour e outros administradores de laboratório sobre o pedido da WIV para o envio das amostras, dizendo “Eu confio no laboratório”.

Em resposta, Gilmour perguntou sobre a natureza do trabalho que será feito no laboratório de Wuhan e por que o laboratório não obtém o material de “outros laboratórios mais locais”. Ele também disse a Safronetz que é “bom saber que você confia neste grupo”, perguntando como o NML estava conectado com o grupo.

Em sua resposta, Safronetz não disse especificamente para que as amostras serão usadas na China, mas observa que elas só serão enviadas quando toda a papelada e certificação forem concluídas. Ele também disse que o WIV está solicitando o material do NML “devido à colaboração” com Qiu.

Ele acrescenta: “Historicamente, também é mais fácil obter material de nós do que dos laboratórios dos EUA. Não acho que outros laboratórios mais próximos tenham a capacidade de enviar esses materiais. ”

Gilmour se demitiu de seu cargo no NML em maio de 2020 e ingressou em uma empresa de pesquisa biológica sediada no Reino Unido.

Os parlamentares perguntaram à gerência do NML por que o envio das amostras foi permitido e se eles sabiam se a China realiza alguma pesquisa de ganho de função (GoF) no WIV. A pesquisa do GoF envolve aumentar o nível letal (virulência) ou a transmissibilidade de patógenos ou ambos.

O diretor científico em exercício do NML, Guillaume Poliquin, disse aos parlamentares durante uma reunião do comitê parlamentar em 22 de março que o laboratório só enviou as amostras ao WIV após receber a garantia de que nenhuma pesquisa do GoF ocorreria.

O parlamentar conservador John Williamson pressionou por mais respostas, dizendo que não se pode confiar na palavra do laboratório estatal chinês, já que o regime chinês “tem um histórico de roubos e mentiras”.

A questão da pesquisa do GoF no WIV tem sido um ponto de discórdia nos Estados Unidos entre os legisladores e o Dr. Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas do NIH. A organização de Fauci financiou pesquisas (por meio da EcoHealth Alliance) sobre coronavírus no laboratório de Wuhan. O senador norte-americano Rand Paul disse que o trabalho publicado da WIV sobre coronavírus mostra que o laboratório está conduzindo pesquisas do GoF, uma acusação que Fauci nega.

O laboratório P4 no campus do Instituto de Virologia de Wuhan, em Wuhan, China, em 13 de maio de 2020 (Hector Retamal / AFP via Getty Images)

O Epoch Times solicitou comentários da PHAC, incluindo uma resposta sobre como a agência tratou de questões de propriedade intelectual e colaboração no desenvolvimento de quaisquer produtos, como vacinas com WIV, mas não obteve resposta na época da publicação.

Apesar dos repetidos pedidos dos partidos de oposição por mais detalhes relacionados à demissão dos dois cientistas do NML, o governo liberal se recusou a fornecer registros, dizendo que há questões de segurança nacional e privacidade.

Depois que a Câmara dos Comuns emitiu uma ordem exigindo que o governo revelasse as informações, o governo levou o presidente da Câmara ao tribunal para obter a confirmação de um juiz de que pode reter os documentos. Posteriormente, o governo desistiu do caso quando o primeiro-ministro Justin Trudeau convocou uma eleição e o Parlamento foi dissolvido.

Nota do editor: este artigo foi atualizado para incluir mais informações de documentos do governo canadense.

Entre para nosso canal do Telegram