Telescópio James Webb mostra duas galáxias dançando

O maior e mais poderoso telescópio espacial do mundo comemora o segundo aniversário do início de suas operações.

Por Agência de Notícias
12/07/2024 17:14 Atualizado: 12/07/2024 17:14

A NASA divulgou na sexta-feira (12) uma foto de uma dupla de galáxias “dançando” tirada pelo Telescópio Espacial James Webb, o maior e mais poderoso telescópio espacial do mundo, para comemorar o segundo aniversário do início de suas operações.

“A imagem mostra as galáxias, conhecidas coletivamente como Arp 142, travadas em uma lenta dança cósmica”, disse a NASA.

As observações do Webb mostram claramente que elas estão unidas por uma névoa representada em azul, uma tonalidade resultante da mistura de estrelas e gás.

Desde que o governo dos EUA revelou a primeira imagem do James Webb, há dois anos, o telescópio “continua a desvendar os mistérios do universo”, disse hoje o administrador da NASA, Bill Nelson.

“Com imagens extraordinárias dos cantos do cosmos, que remontam quase ao início dos tempos, os recursos do Webb estão lançando uma nova luz sobre nosso ambiente celestial e inspirando as futuras gerações de cientistas, astrônomos e exploradores”, acrescentou Nelson.

O telescópio fornece informações sobre mistérios de longa data do universo primitivo e marca o início de uma nova era no estudo de mundos distantes, disse Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica da sede da NASA em Washington.

Ele enfatizou que também fornece “imagens que inspiram as pessoas em todo o mundo e levantam novas e empolgantes questões a serem respondidas. Nunca foi tão possível explorar todas as facetas do universo.

A especialização do telescópio é a captura de luz infravermelha, que está além do que o olho humano pode detectar.

O instrumento faz observações constantes, incluindo imagens e dados altamente detalhados conhecidos como espectros, e suas operações levaram a um “desfile” de descobertas por astrônomos de todo o mundo, disse a agência federal dos EUA em um comunicado.