Superlua de outubro se junta ao cometa para um espetáculo noturno especial

Por The Associated Press
16/10/2024 17:43 Atualizado: 16/10/2024 17:43
Matéria traduzida e adaptada do inglês, publicada pela matriz americana do Epoch Times.

CAPE CANAVERAL, Flórida — A superlua de outubro é a mais próxima do ano e está se unindo a um cometa para uma rara oportunidade de observação astronômica “dois em um”.

A terceira das quatro superluas deste ano estará a 357.344 quilômetros de distância na noite de quarta-feira, fazendo com que pareça ainda maior e mais brilhante do que em agosto e setembro. Ela atingirá sua fase cheia na quinta-feira.

Em um toque de destino cósmico, um cometa está na vizinhança. Descoberto no ano passado, o cometa Tsuchinshan-Atlas agora está em destaque no Hemisfério Norte, depois de encantar os observadores de estrelas no Hemisfério Sul.

A luz da lua vai ofuscar parte da cauda do cometa, mas ainda vale a pena dar uma olhada após o pôr do sol, disse Bill Cooke, da NASA.

“A maioria dos astrônomos odeia a lua cheia porque sua luz brilhante atrapalha a observação de outros objetos. Então, é um pouco difícil para nós sermos poéticos sobre ela, mesmo que seja a maior superlua de 2024”, disse ele em um e-mail.

É melhor observar o cometa; ele pode nunca mais voltar. Mas não se preocupe se você perder a superlua de quinta-feira. A quarta e última superlua do ano surgirá em 15 de novembro.

O que torna uma lua super?

Mais um termo popular do que científico, uma superlua ocorre quando a fase cheia da lua coincide com uma aproximação especialmente próxima da Terra. Isso geralmente acontece apenas três ou quatro vezes por ano e de forma consecutiva, devido à órbita ovalada e em constante mudança da lua.

Obviamente, uma superlua não é maior, mas pode parecer assim, embora os cientistas digam que a diferença pode ser quase imperceptível.

Comet Tsuchinshan-Atlas makes an appearance in the western night sky as amateur photographers Nolan Letellier, (L), and Link Jackson observe on a ridge near the Dry Creek Trailhead in Boise, Idaho on Oct. 14, 2024. (Kyle Green/AP Photo)
O cometa Tsuchinshan-Atlas aparece no céu noturno ocidental enquanto os fotógrafos amadores Nolan Letellier (à esquerda) e Link Jackson o observam em uma colina perto da Dry Creek Trailhead, em Boise, Idaho, em 14 de outubro de 2024 (Foto de Kyle Green/AP)

Como as superluas se comparam?

Há um quarteto de superluas este ano.

A de agosto estava a 362.009 quilômetros de distância. A de setembro estava quase 4.800 quilômetros mais perto na noite de 17 de setembro e na manhã seguinte. Um eclipse lunar parcial também ocorreu naquela noite, visível na maior parte das Américas, África e Europa, quando a sombra da Terra caiu sobre a lua, parecendo uma pequena mordida.

A superlua de outubro é a mais próxima do ano, a 357.344 quilômetros da Terra, seguida pela superlua de novembro, a uma distância de 361.829 quilômetros.

O que isso significa para mim?

Os cientistas apontam que apenas os observadores mais atentos conseguem perceber as diferenças sutis. É mais fácil detectar a mudança no brilho — uma superlua pode ser 30% mais brilhante que a média.

Com os Estados Unidos e outros países intensificando a exploração lunar com sondas e, eventualmente, astronautas, a lua brilha mais do que nunca.

Por Marcia Dunn