Sinais de rádio de galáxia 1,5 bilhão de anos-luz de distância foram descobertos

18/02/2019 22:30 Atualizado: 19/02/2019 00:37

De Jack Philips

Os cientistas disseram que observaram explosões de sinais de rádio vindos do fundo do espaço.

Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, disseram ter descoberto o segundo “rádio de repetição rápida” (FRB) já gravado, de acordo com um comunicado publicado em 9 de janeiro. A mais recente descoberta leva os cientistas um passo mais próximo de descobrir de onde vêm os pulsos.

Eles disseram que a descoberta fornece novos detalhes sobre a energia de rádio “intrigante”, ainda que “breve”, vinda de fora da galáxia.

Esta obra mostra uma estrela de nêutrons rotativa altamente magnetizada. Astrônomos dizem que um deles pode ser uma fonte dos sinais (Getty Images)

“Até agora, havia apenas uma repetição conhecida [rajadas de rádio rápidas]. Saber que há outra sugere que poderia haver mais por aí. E com mais repetidores e mais fontes disponíveis para estudo, podemos entender esses enigmas cósmicos – de onde eles vêm e o que os causa”, disse Ingrid Stairs, pesquisadora da universidade, no comunicado de imprensa.

Ela acrescentou que, com o telescópio canadense de mapeamento de intensidade de hidrogênio (CHIME) mapeando todo o hemisfério norte todos os dias, teremos mais repetidores ao longo do tempo.

Stairs acrescentou: “Saber onde eles estão permitirá aos cientistas apontar seus telescópios para eles, criando uma oportunidade para estudar esses misteriosos sinais em detalhes”.

Os pesquisadores disseram que estudar as rajadas de rádio rápidas é uma tarefa difícil, porque elas são raras e ocorrem apenas uma vez.

A impressão artística do núcleo galáctico ativo mostra o buraco negro supermassivo no centro do disco de acreção enviando para o espaço um jato de alta energia estreito, perpendicular ao disco nesta imagem, pelo Science Communication Lab, em Kiel, Alemanha, lançado em 12 de julho de 2018 (Cortesia DESY, Laboratório de Comunicação Científica / Folheto via Reuters)

No último, houve um total de 13 explosões detectadas no verão de 2018, disse o comunicado de imprensa da universidade, relatando que o telescópio não estava funcionando na potência máxima.

O repetidor, conhecido como FRB 180814.J0422 + 73, está localizado a cerca de 1,5 bilhão de anos-luz da Terra, disseram astrônomos à Space.com. Isso é aproximadamente duas vezes mais próximo que o outro repetidor, FRB 121102.

Os sinais repetidos são breves, mas poderosos, e estima-se que sejam energeticamente comparáveis à produção total do Sol ao longo de 100 anos, observou a Space.com.

Eles duram apenas alguns milissegundos antes de desaparecerem e vêm de lugares distantes no universo conhecido. O primeiro foi descoberto em 2007.

“Quando essas explosões acontecem apenas uma vez, é muito difícil descobrir o que as criou”, disse Cherry Ng, da Universidade de Toronto, ao The Verge. “Agora estamos mostrando, não, pelo menos uma outra repetição”.

O CHIME, um radiotelescópio, foi projetado e construído por cientistas da Universidade da Columbia Britânica, da McGill University, da Universidade de Toronto, do Perimeter Institute for Theoretical Physics e do National Research Council of Canada (UBC).

“Estas descobertas são apenas o começo dos descobrimentos do CHIME”, acrescentou Stairs. “Na próxima fase, planejamos capturar todo o fluxo de dados de alta resolução a partir das explosões mais brilhantes, o que nos permitirá entender melhor suas posições, características e ambientes magnéticos. Os próximos anos serão muito emocionantes.”

Mais detalhes

“Estamos muito animados para ver o que o CHIME pode fazer quando estiver funcionando a plena capacidade”, disse Deborah Good, estudante de PhD em física e astronomia da UBC, que faz parte da equipe de [explosão] do CHIME.

“No final de um ano, podemos ter encontrado mais 1.000 explosões. Nossos dados vão revelar alguns dos mistérios [das explosões]. ”

Eles avistaram as explosões em um período de duas semanas.

Australian Space Agency
Agência Espacial da Austrália

“Qualquer que seja a fonte dessas ondas de rádio, é interessante ver a amplitude de frequências que ela pode produzir. Existem alguns modelos em que a fonte intrinsecamente não consegue produzir nada abaixo de uma certa frequência “, disse Arun Naidu, da Universidade McGill, em um comunicado.

O CHIME, um radiotelescópio, foi projetado e construído por cientistas da Universidade de British Columbia, da Universidade McGill, da Universidade de Toronto, do Perimeter Institute for Theoretical Physics e do National Research Council of Canada.

“Agora sabemos que as fontes podem produzir ondas de rádio de baixa frequência e essas ondas de baixa frequência podem escapar de seu ambiente e não estão muito espalhadas para serem detectadas quando chegarem à Terra”, disse Tom Landecker, um membro da equipe do CHIME.

Ele acrescentou: “Isso nos diz algo sobre os ambientes e as fontes. Não resolvemos o problema, mas encontramos várias outras peças no quebra-cabeça. ”

Os resultados foram publicados em artigos da Nature.