Cientistas consideram 69 medicamentos e compostos potencialmente eficazes contra o COVID-19

A lista inclui a cloroquina, que mata um parasita que causa malária

24/03/2020 22:12 Atualizado: 29/03/2020 02:06

Por Tom Ozimek

Os pesquisadores identificaram dezenas de medicamentos e compostos, alguns experimentais e outros já aprovados pelas autoridades de saúde, que podem ser eficazes no combate ao vírus do PCC.

O Epoch Times refere-se ao novo coronavírus, também chamado SARS-CoV-2, como o vírus do PCC, porque o encobrimento e o mau uso do Partido Comunista Chinês permitiram que o vírus se espalhasse por toda a China e provocasse uma pandemia global.

Em um estudo de pré-impressão ainda não revisado por pares, publicado em 22 de março no bioRxiv, a equipe de pesquisa indicou que encontrou centenas de interações de “alta confiança” entre proteínas do vírus SARS-CoV-2 e proteínas humanas carreadoras.

Quase 70 substâncias, incluindo medicamentos em ensaios clínicos e aqueles já aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), além de compostos pré-clínicos, têm potencial para impactar o vírus, segundo a equipe.

“Entre eles, identificamos 66 proteínas carreadoras humanas ou fatores hospedeiros direcionados por 69 medicamentos aprovados pela FDA existentes, medicamentos em ensaios clínicos e / ou compostos pré-clínicos, que estamos avaliando atualmente quanto à eficácia em ensaios de infecção ao vivo por SARS-CoV-2” escreveu a equipe .

O fato de que as proteínas humanas, ou fatores do hospedeiro, são impactados por medicamentos existentes e compostos experimentais, torna mais provável a identificação de “alvos moleculares eficazes” que possíveis terapias antivirais baseadas nesses medicamentos ou compostos poderiam atingir.

“A identificação de fatores de dependência do hospedeiro que mediam a infecção por vírus pode fornecer informações importantes sobre alvos moleculares eficazes para o desenvolvimento de terapêuticas antivirais de ação ampla contra SARS-CoV-2 e outras cepas mortais de coronavírus”, concluíram os pesquisadores.

A lista inclui a cloroquina, que mata um parasita que causa malária. A droga também pode interagir com uma proteína humana chamada receptor sigma-1, a mesma que o vírus PCC ataca.

Cloroquina

O presidente Donald Trump se referiu à cloroquina de maneira otimista em termos de potencial eficácia contra o vírus.

A cloroquina, ou hidroxicloroquina, é aprovada pela FDA para o tratamento da malária, lúpus e artrite reumatóide, mas não para a COVID-19, a doença causada pelo vírus do PCC.

Na semana passada, o FDA aprovou a cloroquina e o remdesivir para tratar pacientes com COVID-19 sob a estrutura de “uso compassivo”.

Isso permite que os médicos usem tratamentos experimentais ou medicamentos que foram aprovados para outras doenças para tratar pacientes com COVID-19. Sob esse modelo, os médicos são obrigados a compartilhar todas as informações do paciente em relação à administração e resposta ao medicamento, ajudando assim a informar os ensaios em andamento e as iniciativas regulatórias.

O Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse que a eficácia potencial da droga contra o vírus se baseia em evidências anedóticas e que são necessários ensaios clínicos para confirmar a hipótese.

O ex-comissário da FDA Dr. Scott Gottlieb, disse à CBS News que o estudo que analisou a cloroquina envolveu cerca de 20 pacientes, e apenas seis casos tiveram benefícios.

“E o benefício que eles mostraram foi que eles diminuem a quantidade de vírus em seus narizes quando você fazia compressas nasais nesses pacientes”, disse Gottlieb. “Portanto, pode muito bem ser que o medicamento esteja reduzindo o derramamento viral, mas sem ter impacto no curso clínico desses pacientes. Portanto, os dados sobre isso são muito preliminares”.

Ainda assim, o governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou no domingo que o estado havia obtido uma grande quantidade de cloroquina e continuaria com o uso experimental do medicamento.

Falando em uma coletiva no Javits Center de Nova Iorque na terça-feira, Cuomo disse que o COVID-19 estava se espalhando na região como um “trem-bala”.

“Nova Iorque é o canário da mina de carvão, Nova Iorque está passando por isso primeiro, o que está acontecendo com Nova Iorque acontecerá na Califórnia e Illinois, é apenas uma questão de tempo”, disse Cuomo.

Ele também disse que Nova Iorque estaria compartilhando ventiladores, dos quais o estado precisa de pelo menos 30.000 a mais e que, para alguns pacientes, “fará a diferença entre a vida e a morte”.

“Não achatamos a curva”, disse ele. “O ápice é mais alto do que pensávamos e o ápice é mais cedo do que pensávamos. Essa é uma má combinação de fatos.

Siga Tom no Twitter: @OZImekTOM