Mídias estatais chinesas mentem sobre resgate de chineses no Nepal

12/05/2015 17:20 Atualizado: 12/05/2015 17:20

As mídias do mundo todo têm noticiado as consequências do terremoto no Nepal, e têm relatado o sofrimento do povo Nepalês, a corrida para encontrar sobreviventes e a chegada de ajuda. Enquanto isso, as mídias estatais chinesas têm publicado notícias exaltando o quanto o regime chinês se importa com os chineses que estão sem nada no Nepal. Infelizmente, esses relatos são falsos.

A agência de notícias Xinhua News, conhecida como a porta-voz do regime comunista, reportou que três das maiores companhias aéreas chinesas providenciaram voos no dia 26 de abril, um dia depois do terremoto, para transportar suprimentos de emergência e equipes de salvamento para o Nepal. Em seguida, os aviões ajudariam mais de mil passageiros a viajar de Kathmandu para a China, incluindo 683 turistas chineses que se encontravam sem meios para sair do Nepal.

O artigo da Xinhua reportava: “Depois do terremoto, Pátria mãe, Nós temos sorte por te ter!” e dizia que o primeiro voo comercial chinês para o Nepal irá levar “uma cabine cheia de entusiasmo” e retornar com “muita inveja da China”.

O artigo citava o blog de um turista preso no Nepal: “Acabei de saber o seguinte: com um passaporte chinês, possuindo ou não uma passagem aérea, os compatriotas poderão voltar para casa amanhã em um dos 10 aviões que estão vindo para cá”.

Leia também:
Regime chinês usa chicote para torturar prisioneiros de consciência
Repressão totalitária: Regime chinês cava a própria cova
Tribunal de Justiça chinês pune quem não acredita no Partido Comunista

Companhias aéreas sobem os preços

Um artigo do portal de notícias Sohu.com contradizia o Xinhua, dizendo: “Isso foi uma falsa informação”.

Na realidade, o aeroporto de Kathmandu estava sobre um estrito controle, e ninguém poderia entrar sem bilhetes. Compatriotas sem bilhetes não podiam nem entrar, muito menos viajar de graça para casa.

O adido militar chinês no Nepal, Liu Xiaoguang, disse que mesmo aqueles que obtiveram bilhetes de familiares na China não poderiam entrar nos aviões.

O primeiro grupo de chineses que voltou para China via Air China e China Eastern Airlines era composto de indivíduos que possuíam bilhetes válidos para esse dia, ou que os compraram nesse mesmo dia.

No dia 26 de abril, muitos turistas chineses tiveram que deixar o aeroporto e retornar à cidade devido ao custo elevado dos bilhetes das companhias. Bilhetes de avião que custavam normalmente de 2 mil a 3 mil yuan (entre U$ 330 e 480) subiram em alguns casos para 7 mil ou até 10 mil yuan (entre U$ 1.130 e 1.610).

De acordo com a China Business News, os preços de viagens do Japão para a China durante o período pós terremoto em 2011 também subiu muito. Um aumento súbito na procura é tido como responsável, fazendo com que o sistema automático de bilhetes subisse os valores.

A Sohu.com citou Liu Xiaoguang dizendo que algumas linhas aéreas estavam lucrando ao aumentar o preço para 13 mil yuan. “É como roubar as pessoas, tirar vantagem de um desastre natural”, disse. Esse artigo foi rapidamente apagado da Internet Chinesa.

No dia 27 de abril, o Ministro dos Negócios Estrangeiros também disse que não houve instruções para providenciar voo gratuitos a pessoas em Kathmandu com um passaporte chinês válido.

Queixas dos turistas chineses

Na manhã do dia 27 de abril, muitos turistas chineses que não conseguiam sair do Nepal queixaram-se através de posts online:

“Quero dizer que o artigo da Xinhua é somente um show. A Air China subiu os preços dos bilhetes para valores tão altos que ficaram entre 7 mil e 10 mil yuan.”

“O agente da linha aérea gritou para nós: ‘Peçam a vossas famílias e amigos para pagarem o bilhete ou simplesmente aguardem aqui’.”

“Vocês nunca verão os 10 aviões que eles disseram estar a caminho… O telefone da embaixada está sempre ocupado… Todas essas declarações gloriosas são desprezíveis.”

“O regime comunista diz uma coisa e faz outra. A CCTV disse que os aviões seriam enviados. Entretanto, nenhum será. Estou vendo pelo menos 500 chineses no aeroporto que não conseguem embarcar… Alguns encontram-se feridos. O Nepal forneceu-nos tendas, não recebemos nada da embaixada chinesa. Existem dezenas de chineses à espera na residência do vice presidente do Nepal. Não há cobertores, tendas, água, ou comida.”

“Ao ouvir as notícias sobre o terremoto no Nepal, a Índia imediatamente notificou os seus cidadãos no Nepal para se dirigirem ao aeroporto e embarcarem com os seus passaportes nos voos gratuitos. Eu realmente os invejo, porque os aviões militares do seu país voaram quatro vezes hoje para os transportar para casa. Mas os nossos aviões, pagos com o nosso dinheiro, ninguém sabe deles.”

O antigo editor de TV de Shaanxi e repórter, Ma Xiaoming, disse à NTDTV: “Sobre recuperar os compatriotas da zona do terremoto, o que é publicado e o que é feito são sempre duas coisas diferentes. Já pudemos ver o suficiente ao longo dos anos. É sempre reportado que o governo está ativamente envolvido no salvamento, organizou a ajuda e tomou a liderança.”

Os chineses que retornaram do Nepal compartilharam suas experiências através das mídias sociais, como o Weibo e Wechat.

O usuário de internet Sharon-Xixi escreveu no Weibo no dia 27 de abril, “Ontem à noite a embaixada nos disse que havia um voo de salvamento às 9 horas para nos levar para casa, mas na verdade esperamos durante duas noites e dois dias. A Air China dizia continuamente, ‘Sem bilhete nem pensem em partir! Mesmo os feridos têm de pagar!’ Os indianos puderam ir para casa somente com o passaporte, sem pagar um centavo! O que aconteceu com o nosso país?”

Sharon-Xixi também escreveu, “A embaixada está cheia de pesos mortos. São alheios a medidas de emergência, salvamento, apoio ou simpatia. Não nos foi permitido entrar na embaixada. Tivemos que andar sozinhos até o aeroporto. É deste modo que os chineses tratam os seus compatriotas.”