Galáxias escuras invisíveis finalmente descobertas?

12/07/2012 03:00 Atualizado: 06/08/2013 20:17

Esta imagem profunda mostra a região do céu em torno do quasar HE0109-3518. O quasar está perto do centro da imagem. (ESO, Digitized Sky Survey 2 e S. Cantalupo/UCSC)Quasar ajuda a lançar luz sobre a história cósmica

Uma fase hipotética de formação de galáxias pode ter sido observada com o telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul (ESO).

Evidências experimentais sugerem que as galáxias escuras existem e contêm abundância de gás, mas não têm estrelas. Elas, provavelmente, estiveram presentes no início de nosso universo e forneceram gás para galáxias maiores de formação estelar.

Um estudo internacional pode ter revelado uma dúzia de galáxias escuras sendo iluminadas pelo quasar HE 0109-3518. (Quasares são galáxias extremamente luminosas que se considera terem buracos negros supermassivos em seu centro.)

“Nossa abordagem para o problema de detectar uma galáxia escura era simplesmente lançar uma luz brilhante sobre ela”, disse o coautor Simon Lilly do Instituto Federal Suíço de Tecnologia num comunicado.

“A luz do quasar faz com que as galáxias escuras acendam num processo semelhante à forma como as roupas brancas são iluminadas por lâmpadas ultravioletas numa boate.”

Dos cerca de 100 objetos gasosos encontrados dentro de alguns milhões de anos-luz do quasar, os astrônomos distinguiram 12 que não contêm estrelas e, portanto, são candidatos a galáxias escuras.

“Após vários anos de tentativas para detectar emissão fluorescente de galáxias escuras, nossos resultados demonstram o potencial do nosso método de descobrir e estudar esses objetos fascinantes e previamente invisíveis”, disse Sebastiano Cantalupo, o principal autor do estudo da Universidade da Califórnia-Santa Cruz, na declaração.

A equipe estima que estes objetos contenham cerca de 1 bilhão de vezes a quantidade de gás do Sol e que sua eficiência de formação estelar seja suprimida mais de cem vezes em comparação com galáxias iniciais típicas de formação estelar.

“Nossas observações com o VLT têm fornecido evidências para a existência de nuvens escuras compactas e isoladas”, disse Cantalupo.

“Com este estudo, demos um passo crucial para revelar e compreender as fases obscuras iniciais de formação de galáxias e como as galáxias adquiriram seu gás.”