DNA e cromossomo Y do homem moderno revelam 150 mil anos de pré-história, diz estudo

05/08/2013 13:15 Atualizado: 06/08/2013 16:50
Isto o coloca em pé de igualdade com os estudos anteriores sobre as mulheres modernas
Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci (Lviatou Wikimedia Commons)

Novos estudos do DNA mitocondrial e do cromossomo Y mostraram que as características básicas da atual população masculina remontam entre 140 mil e 156 mil anos atrás.

A pesquisa foi publicada na revista Science em 2 de agosto e inclui dados de sequências genéticas feitas por numerosos cientistas internacionais de 69 amostras masculinas da África subsaariana, Sibéria, Camboja, Paquistão, Argélia e México.

A sequência de DNA mitocondrial revelou datas entre 99 mil e 148 mil anos atrás, enquanto o cromossomo Y, exclusivo da população masculina, revelou datas entre 120 mil e 156 mil anos atrás.

Desta forma, confirma-se que os estudos genéticos tanto do homem como da mulher modernos revelam uma origem com datas semelhantes. Um estudo anterior havia calculado menos anos para o homem, criando uma discrepância nas informações.

Em declaração à imprensa, o geneticista Carlos Bustamante, da Universidade de Stanford, acredita que a diferença em relação ao estudo anterior, que chegou a calcular menos anos para a população masculina, ocorreu provavelmente por terem sido coletados menos dados e por ter sido selecionada uma população menos diversificada, informou a Bloomberg.

Até o momento predominam duas teorias sobre a origem do homem. Uma delas é que a população principal originou-se na África. A segunda teoria é que os humanos modernos se originaram em várias regiões, e não descarta que seu DNA tenha origem nos grupos Neandertal, segundo um estudo publicado na revista Science em 2001.

Na teoria em que o homem deixou a África, a pesquisa publicada em 2001 indica que esta população substituiu aos poucos as populações indígenas que encontrou. Neste caso, os cientistas não descartam a hipótese de que DNA de fora da África foi incorporado, como parte dessa migração.

Recreio dos habitantes da caverna Denisova (File RF-RU)