Cientistas afirmam que Marte já foi inundado

10/03/2013 18:03 Atualizado: 06/08/2013 18:01
Uma equipe de pesquisadores diz ter localizado extensos túneis subterrâneos causados por enchentes

Nesta última quinta-feira, cientistas afirmaram ter encontrado canais subterrâneos intercruzando-se que seriam resultado de uma enchente ou inundação em Marte.

Com a Sonda de Reconhecimento da Órbita de Marte da NASA, os cientistas usaram um poderoso radar para investigar abaixo da superfície do Planeta Vermelho, dando-lhes a primeira evidência de que havia túneis subterrâneos criados por aparentes inundações, segundo um comunicado de imprensa da agência espacial norte-americana.

Estes canais, disse a publicação, foram causados provavelmente por “inundações catastróficas nos últimos 500 milhões de anos”.

“Neste período, Marte teria sido de outra forma considerado frio e seco. Estes canais são essenciais para compreender até que extensão a atividade hidrológica recente prevaleceu durante tais condições áridas”, acrescentou a publicação. Ao mesmo tempo, as enchentes também podem ter causado mudanças climáticas em Marte.

“Nossos resultados mostram que a escala de erosão que criou os canais foi subestimada e sua profundidade seria de pelo menos o dobro das aproximações anteriores”, disse Gareth Morgan, um geólogo do Centro para Estudos da Terra e Planetários do Museu Nacional do Ar e do Espaço, que conduziu o estudo publicado na “Science Express”, na quinta-feira.

Ele acrescentou, “Este trabalho demonstra a importância do radar de sondagem orbital na compreensão de como a água moldou a superfície de Marte.”

Os canais situam-se nas planícies ‘Elysium Planitia’, localizadas ao longo do equador de Marte. As planícies são também local da região vulcânica menos antiga no planeta vermelho.

Os pesquisadores disseram que os canais não foram detectados no passado porque a área foi coberta por lava.

A equipe de cientistas usou o radar SHARAD para mapear os canais soterrados.

“Nesta região, o radar identificou múltiplos ‘refletores’, que são superfícies ou limites que refletem ondas de rádio, assim, foi possível ver múltiplas camadas”, disse Lynn Carter, um dos autores do estudo do Centro Espacial Goddard da NASA, no comunicado.

Epoch Times publica em 35 países em 21 idiomas.

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/EpochTimesPT