Chance de um asteroide atingir a Terra em 2880 gera debates

21/08/2014 09:44 Atualizado: 21/08/2014 09:44

Um asteroide, apelidado de asteroide 1950 DA, tem uma chance em 300 de atingir a Terra em 2880, de acordo com relatórios. Porém, tais relatórios parecem estar um pouco equivocados.

Os jornais The Telegraph e o Daily Mail informaram que o asteroide poderia atingir o nosso planeta em 16 de marco de 2880.

No entanto, os cientistas afirmam que não há motivo de preocupação, pois o risco de que o asteroide caia na Terra, de fato, é baixo.

A descoberta do asteroide foi feita por pesquisadores da Universidade do Tenessee, em Knoxville.

A equipe descobriu que o asteroide está dando voltas cada vez mais rápidas, que é o que o mantém completo, conhecida como a força de van der Waals.

Ben Rozitis, um pesquisador com doutorado, informou ao Mail: “Nós descobrimos que o [asteroide] 1950 DA está com rotações mais rápidas que o limite de sua densidade”.

E adiciona: “Se apenas a gravidade estivesse segurando estas pedras em conjunto, como geralmente se supõe, elas se separariam. Portanto, devem existir micro partículas movidas por forças e coesão que estão segurando-o juntos”.

As descobertas foram publicadas no jornal Nature. No entanto, as ameaças de colisão do asteroide parecem ter sido exageradas pela mídia, conforme informa Phil Plait.

“Pode impactar de forma substancial a Terra? Sim, de certa forma. No momento atual, a órbita do asteroide não está próxima suficientemente para nos atingir. Mas existem forças que incidem sobre asteroides ao longo do tempo e que podem alterar seus cursos, uma delas é chamada de o efeito YORP, uma força fraca que se origina pela forma com que o asteroide gira e irradia calor. Os fótons infravermelhos que emite quando irradia calor podem alterar significativamente o momento, agindo incrivelmente como um foguete de baixa propulsão. Durante muitos anos, isso pode mudar tanto a rotação do asteroide, bem como a forma de sua órbita “, ele escreve.

Ele adiciona que as previsões da posição do asteroide durante os próximos anos pode ser difícil.

Plait também observa que a probabilidade de uma em 300 está desatualizada, dizendo que os cientistas descobriram recentemente que “a probabilidade de um impacto em 2880 é de cerca de 2,48 x 10-4, que é cerca de 1 em 4 mil. Isso é muito pequeno”.