Astrônomos ficam maravilhados com rede que une as galáxias

07/03/2014 11:39 Atualizado: 07/03/2014 11:39

Uma luz deslumbrante brilhou de um quasar como um farol galáctico, iluminando uma cena maravilhosa nunca observada antes – os filamentos que ligam as galáxias formando uma rede cósmica. Isso abre novos entendimentos sobre a estrutura do universo.

Os cientistas já sabiam que as galáxias estão inseridas em uma rede cósmica e simulações computadorizadas foram feitas para tentar predizer como esta rede se parece, mas essa é a primeira vez que os filamentos realmente foram vistos.

O gás de hidrogênio nos filamentos foi iluminado em um brilho fosforescente pela radiação de um quasar. “Este quasar está iluminando gás difuso em uma escala muito além de algo que tenhamos visto antes, nos dando a primeira foto do gás que se estende entre as galáxias”, disse J. Xavier Prochaska, coautor do estudo da Universidade da Califórnia – Santa Cruz, o qual foi publicado no periódico Nature em 19 de janeiro. Um citação de Prochaska foi publicada em um comunicado à imprensa do Observatório Keck: “Provê um formidável entendimento sobre a estrutura geral do nosso universo.”

Sebastiano Cantalupo, primeiro autor do trabalho disse: “A luz do quasar é como o raio de luz de um farol e nesse caso nós tivemos sorte de que o farol estivesse apontando em direção à nebulosa e fazendo o brilho de gás.”

O filamento que foi iluminado é de dois milhões de anos-luz de lado a lado, contudo Cantalupo disse que isso é apenas uma porção: “Nós pensamos que isso é parte de um filamento que pode se estender ainda mais do que isso, mas nós só vemos uma parte do filamento que é iluminado pela emissão do raio de luz do quasar.”

Então, como é a realidade comparada à simulação computadorizada? O filamento contém 10 vezes mais a quantidade de gás esperado. Contém gás com um peso equivalente a um quatrilhão de sóis.

Cantalupo disse: “Essas observações estão desafiando nosso entendimento do gás intergalático, nos dando um novo laboratório de teste e refinando nossos modelos.”