Astrônomos brasileiros descobrem estrela gêmea ao nosso Sol

03/05/2012 02:47 Atualizado: 03/05/2012 02:47

Imagem do Sol em 07/06/2011. (SDO-NASA)Pesquisadores sul-americanos encontraram o irmão gêmeo do Sol na estrela chamada HIP 56948, observado na constelação de Gêmeos, a milhares de anos de distância da Via Láctea, de acordo com uma publicação recente do astrônomo peruano Jorge Melendez juntamente com o grupo de estudo da Universidade de São Paulo, Brasil, enviada aos artigos da Universidade de Cornell em 12 de abril.

O astrônomo disse que, de todos os objetos que tinham sido encontrados em nossa galáxia e analisados recentemente, esta estrela é a mais semelhante ao Sol.

“As semelhanças entre HIP 56948 e o Sol são surpreendentes.” A estrela é de apenas 17 graus K mais quente que o Sol”. Mesmo sua idade, os 4 bilhões de anos de HP 56948 é muito semelhante aos 4,5 bilhões do nosso Sol, diz o relatório, uma vez que uma diferença de meio bilhão de anos é uma cifra sem sentido, ao avaliar a escala universal.

Esta diferença insignificante na idade das duas estrelas, os cientistas sugerem que planetas como a Terra, no novo sistema estelar, também deve existir.

Entre os dez bilhões de estrelas na Via Láctea os astrônomos encontraram essa estrela gêmea quase perfeita que está a uma distância de 200 anos-luz e é vista na constelação de Gêmeos. Tem uma massa igual à do nosso sol, assim como sua temperatura e composição química.

Em relação à composição química, com a ajuda de análise espectral foram observados muitos elementos familiares com o nosso planeta. Por exemplo, existem materiais, tais como cálcio, magnésio e silício; e a razão é aproximadamente a mesma que no sistema solar.

No sistema estelar HP 56948 os astrônomos continuar investigando, sem encontrar sequer um planeta semelhante a Júpiter, com temperaturas altas, mas existem planetas rochosos de materiais similares aos da Terra e dos meteoritos.

Segundo Meléndez, a estrela HP 56948 é um bom candidato para abrigar um sistema planetário como o nosso, com a presença de planetas internos, como aqueles em nosso sistema.